Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Canedo, Edna Dias | - |
dc.contributor.author | Pergentino, Ana Carolina dos Santos | - |
dc.identifier.citation | PERGENTINO, Ana Carolina dos Santos. Avaliação heurística em um contexto real. 2019. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O aumento progressivo do uso da Internet nos últimos anos revela a crescente busca por
informação. Com a necessidade de consumir informação, a popularidade de ferramentas de
busca aumenta, a ponto de se tornar uma função primária no navegador ao digitarmos na
barra de navegação. O volume de informação crescente amplia a demanda por refinamento
de informação e enfatiza as preocupações acerca de como o conteúdo é apresentado e se
a entrega de informação aos usuários é bem sucedida. Este trabalho apresenta uma
avaliação de usabilidade em um sistema de busca de documentos oficiais do TCU, o
Pesquisa textual | Tribunal de Contas da União. A necessidade de criar um padrão nos
sistemas do TCU resultou na ideia de centralizar diferentes tipos de documentos em
uma única ferramenta de busca. Aplicando a inspeção heurística proposta por Nielsen
foi possível reunir erros que foram negligenciados no processo de desenvolvimento. Os
resultados foram consideráveis: 49 falhas de usabilidade encontradas em um produto que
já havia sido lançado. Taxas de severidade foram aplicadas no método de inspeção para
categorizar os erros e ordenar a prioridade de suas resoluções. Ao resumir frequência,
impacto e persistência a escalas, foi possível associar essas taxas para criar uma escala
única de severidade, atribuindo um índice a cada erro. Este trabalho tornou possível
a correção de várias falhas de usabilidade que estavam ocorrendo no sistema. Sendo o
projeto amplo, a quantidade de falhas encontradas apesar de parecer um número grande,
é proporcional à quantidade de páginas: aproximadamente um erro por página. Uma
das limitações deste trabalho está relacionada à quantidade de especialistas na equipe de
inspeção, embora estudos indiquem que um pequeno grupo de avaliadores é suficiente,
especialmente quando o projeto apesar de ter muitas telas, reutiliza módulos e replica
componentes. A contribuição é primeiramente interna à organização, por auxiliar na
entrega de um produto melhor. Porém, o estudo utilizado neste trabalho permitiu a
autora resumir os benefícios da inspeção heurística, apresentando resultados no contexto
real, com números e categorização definidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - qualidade | pt_BR |
dc.title | Avaliação heurística em um contexto real | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T13:23:54Z | - |
dc.date.available | 2021-11-17T13:23:54Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29205 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Network growing through recent years reveals our continuous need for information. With
the urge of consuming information, search engine popularity rises, becoming our browser’s
primary function when typing in the navigation bar. The increasing information volume
amplifies the demands of search refining and emphasizes the concern about presenting data
correctly and delivering answers to the users successfully. This work presents a usability
evaluation in the Federal Court of Accounts search engine for official documents. The urge
to create a pattern in TCU systems brought the idea of centralizing different types of doc-
uments in only one search engine. Applying the inspection methods proposed by Nielsen,
it was possible to gather issues that were neglected in development process. The results
were outstanding: 49 issues found in a product that had already been released. Severity
ratings were applied in the presented inspection method, in order to categorize the issues
and sort their solutions priority. By summarizing their frequency, impact and persistence
to rates, it was possible to combine those rates in a single severity index, assigned to
each issue. This work made possible to define the corrections of several usability errors
occurring in the system. Being a wide project, the amount of issues found though seemed
a large number, are proportionally not so heavy: approximately one issue per screen is an
acceptable result. The limitations of the studies where the amount of specialists involved,
although the results indicates that a small group of evaluators is sufficient, specially when
the project despite having many screens, has a lot of replicate components, where screens
are not the same, but reuses interfaces modules. The contribution is primarily internal,
by assisting in the deliver of a better product. But the study and reports used in this
work allowed the author to summarize the benefits of the heuristic inspection method,
presenting the results in real context, with explicit numbers and categorizing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|