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dc.contributor.advisorCanedo, Edna Dias-
dc.contributor.authorPergentino, Ana Carolina dos Santos-
dc.identifier.citationPERGENTINO, Ana Carolina dos Santos. Avaliação heurística em um contexto real. 2019. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO aumento progressivo do uso da Internet nos últimos anos revela a crescente busca por informação. Com a necessidade de consumir informação, a popularidade de ferramentas de busca aumenta, a ponto de se tornar uma função primária no navegador ao digitarmos na barra de navegação. O volume de informação crescente amplia a demanda por refinamento de informação e enfatiza as preocupações acerca de como o conteúdo é apresentado e se a entrega de informação aos usuários é bem sucedida. Este trabalho apresenta uma avaliação de usabilidade em um sistema de busca de documentos oficiais do TCU, o Pesquisa textual | Tribunal de Contas da União. A necessidade de criar um padrão nos sistemas do TCU resultou na ideia de centralizar diferentes tipos de documentos em uma única ferramenta de busca. Aplicando a inspeção heurística proposta por Nielsen foi possível reunir erros que foram negligenciados no processo de desenvolvimento. Os resultados foram consideráveis: 49 falhas de usabilidade encontradas em um produto que já havia sido lançado. Taxas de severidade foram aplicadas no método de inspeção para categorizar os erros e ordenar a prioridade de suas resoluções. Ao resumir frequência, impacto e persistência a escalas, foi possível associar essas taxas para criar uma escala única de severidade, atribuindo um índice a cada erro. Este trabalho tornou possível a correção de várias falhas de usabilidade que estavam ocorrendo no sistema. Sendo o projeto amplo, a quantidade de falhas encontradas apesar de parecer um número grande, é proporcional à quantidade de páginas: aproximadamente um erro por página. Uma das limitações deste trabalho está relacionada à quantidade de especialistas na equipe de inspeção, embora estudos indiquem que um pequeno grupo de avaliadores é suficiente, especialmente quando o projeto apesar de ter muitas telas, reutiliza módulos e replica componentes. A contribuição é primeiramente interna à organização, por auxiliar na entrega de um produto melhor. Porém, o estudo utilizado neste trabalho permitiu a autora resumir os benefícios da inspeção heurística, apresentando resultados no contexto real, com números e categorização definidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEngenharia de softwarept_BR
dc.subject.keywordSoftware - qualidadept_BR
dc.titleAvaliação heurística em um contexto realpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T13:23:54Z-
dc.date.available2021-11-17T13:23:54Z-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29205-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Network growing through recent years reveals our continuous need for information. With the urge of consuming information, search engine popularity rises, becoming our browser’s primary function when typing in the navigation bar. The increasing information volume amplifies the demands of search refining and emphasizes the concern about presenting data correctly and delivering answers to the users successfully. This work presents a usability evaluation in the Federal Court of Accounts search engine for official documents. The urge to create a pattern in TCU systems brought the idea of centralizing different types of doc- uments in only one search engine. Applying the inspection methods proposed by Nielsen, it was possible to gather issues that were neglected in development process. The results were outstanding: 49 issues found in a product that had already been released. Severity ratings were applied in the presented inspection method, in order to categorize the issues and sort their solutions priority. By summarizing their frequency, impact and persistence to rates, it was possible to combine those rates in a single severity index, assigned to each issue. This work made possible to define the corrections of several usability errors occurring in the system. Being a wide project, the amount of issues found though seemed a large number, are proportionally not so heavy: approximately one issue per screen is an acceptable result. The limitations of the studies where the amount of specialists involved, although the results indicates that a small group of evaluators is sufficient, specially when the project despite having many screens, has a lot of replicate components, where screens are not the same, but reuses interfaces modules. The contribution is primarily internal, by assisting in the deliver of a better product. But the study and reports used in this work allowed the author to summarize the benefits of the heuristic inspection method, presenting the results in real context, with explicit numbers and categorizing.pt_BR
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