Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasAvelinoDeLimaJacinto_tcc.pdf6,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de um tradutor de código para estudo de redes automotivas em sistemas embarcados
Autor(es): Jacinto, Lucas Avelino de Lima
Orientador(es): Teixeira, Evandro Leonardo Silva
Assunto: Sistemas embarcados (Computadores)
Redes de comunicação automotivas
Simulação (Computadores)
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 12-Nov-2021
Referência: JACINTO, Lucas Avelino de Lima. Projeto de um tradutor de código para estudo de redes automotivas em sistemas embarcados. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O projeto de redes de comunicação automotivas representa uma etapa importante no desenvolvimento de um automóvel nos dias de hoje. As ferramentas de desenvolvimento e simulação facilitam a prototipação e a análise inicial do desempenho da rede. O custo elevado de plataformas de hardware tem dificultado a verificação do funcionamento da rede pelos estudantes de engenharia. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma solução na forma de um tradutor que realiza a conversão do código gerado por meio de uma ferramenta de simulação de redes virtuais, para redes embarcadas em plataformas acessíveis e de baixo custo. A solução desenvolvida foi validada através de 3 estudos de caso onde redes com diferentes níveis de complexidade puderam ser testadas. Por fim, os resultados de cada estudo de caso são apresentados e apesar das limitações de recursos da plataforma, o estudo de caso 3 comprova o desempenho da solução em uma rede muito próxima de uma real.
Abstract: The design of automotive communication networks represents an important step in the development of an automobile these days. Development and simulation tools facilitate prototyping and initial analysis of network performance. The high cost of hardware platforms has made it difficult to verify the operation of the network by engineering students. In this sense, the present work presents a solution in the form of a translator that performs the conversion of the code generated by means of a simulation tool from virtual networks, to embedded networks, in accessible and low cost platforms. The solution developed was validated through 3 case studies where networks with different levels of complexity could be tested. Finally, the results of each case study are presented and despite the limitations of platform resources, case study 3 proves the performance of the solution in a network very close to a real one.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.