Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, João Paulo Carvalho Lustosa da | - |
dc.contributor.author | Brandão, Iure Vieira | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Iure Vieira. Framework de mineração de dados educacionais em ambiente de cursos a distância governamental. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Mineração de Dados Educacionais, do inglês Educational Data Mining (EDM), é
a área de pesquisa preocupada com o uso de métodos de mineração de dados e seu de-
senvolvimento, com o objetivo de explorar conjuntos de dados coletados em plataformas
educacionais. A EDM tem um potencial considerável para melhorar a qualidade das
metodologias de ensino-aprendizagem e a sua literatura científica possui uma vasta quan-
tidade de trabalhos relacionados a este tema, no entanto é uma área que ainda precisa
expandir significativamente, pelo fato de ser um ramo de pesquisa relativamente novo.
Neste trabalho de conclusão de curso é proposto um framework de EDM que visa mode-
lar as variáveis do Moodle da base de dados da Escola Nacional de Administração Pública
(Enap). Essa base de dados é bastante extensa por possuir cerca de 76 mil alunos dis-
tribuídos em 144719 conclusões de cursos, que foram ofertados durante os anos de 2015
e 2016. Em seguida, é aplicada as técnicas de EDM para compreender a influência das
variáveis padrão do Moodle e as variáveis propostas nas taxas de desempenho e abandono
dos participantes. A estrutura do framework inclui as seguintes abordagens de mineração
de dados: árvore de decisão, árvore de decisão baseada em Adaboost, random forest e
k-means. O algoritmo Adaboost gerado supera todas as outras abordagens com 89 %
de precisão, 88 % de revocação e 88% de medida de F1, em termos de avaliação de de-
sempenho dos participantes. Dessa forma, foi possível concluir que o modelo proposto
alcançou ótimos resultados e que foi capaz de gerar indicadores relacionados as carac-
terísticas dos participantes, que são suscetíveis de utilização afim de diminuir o índice de
reprovação e de desistência nos cursos à distância, ofertados pela Enap. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mineração de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cluster | pt_BR |
dc.title | Framework de mineração de dados educacionais em ambiente de cursos a distância governamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T17:47:09Z | - |
dc.date.available | 2021-11-12T17:47:09Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29184 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Educational Data Mining (EDM) is the research area concerned with the use of data
mining methods and its development in order to explore data sets collected in educational
platforms. EDM has a considerable potential to improve the education quality and its sci-
entific literature have a lot of projects, however this area still needs to be more expanded,
because it is, relatively, a new research area. In this work, it was modeled the Moodle
variables of the National School of Public Administration (Enap) database. And the Enap
database has about 76 thousand of attendees distributed in 144719 course completions,
which these courses were offered during the years, 2015 and 2016. Next it is applied
EDM to understand the standard Moodle variables influence and the proposed variables
in the attendees performance and dropout rates. The framework proposed includes the
following data mining approaches: decision tree, Adaboost based decision tree, random
forest and k-means. The obtained Adaboost based decision tree outperforms the other
approaches with 89 % of Precision, 88 % of Recall and 88 % of F1 score in terms of the
attendees performance evaluation. Thus, the proposed Framework reached great results
and it generated some indicators related to the attendees characteristics, which can be
used in order to reduce the failure and the dropout rates in the distance learning courses
offered by Enap. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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