Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcelaMayaraMagalhaesBrito_tcc.pdf18,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trama poética em pedagogia do teatro : de confronto à teia de procusto em escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Brito, Marcela Mayara Magalhães
Orientador(es): Moraes, Martha Lemos de
Assunto: Teatro - ensino
Teatro - performance - ambiente escolar
Pedagogia do teatro
Data de apresentação: 22-Mai-2021
Data de publicação: 11-Nov-2021
Referência: BRITO, Marcela Mayara Magalhães. Trama poética em pedagogia do teatro: de confronto à teia de procusto em escolas públicas do Distrito Federal. 2021. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho busca analisar e discutir sobre uma analogia entre o Mito de Procusto (NATEL, 2016) e o contexto de ensino de teatro nas escolas CEAN- Centro de Ensino Médio da Asa Norte e Escola Parque 210/211 Norte. Questiona e reflete acerca do embrutecimento (RANCIÈRE, 2017) e da experiência (LARROSA, 2015) na escola, apresentando relatos e idéias a respeito de caminhos educacionais que se configuram ou não de maneira efetiva para o aprendizado desses alunos. Foi realizado um projeto com os alunos da Escola Parque intitulado Pequenos Curtas, que se fez presente num trabalho audiovisual em conversa com a linguagem teatral e elementos do cinema com a proposição de trazer à tona vivências artísticas que misturam o brincar com o aprender. A pesquisa foi desenvolvida a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado em Artes Cênicas 1 e 2, no período de Agosto de 2017 a Junho de 2018 e fundamentada de acordo com autoras e autores como BARBOSA (2003), PUPO (2015), BAITELLO (2012), entre outros.
Abstract: This paper seeks to analyze and discuss an analogy between the Procrustean Myth (NATEL, 2016) and the context of theater teaching at CEAN- Centro de Ensino Médio da Asa Norte and Escola Parque 210/211 Norte. It questions and reflects on the brutishness (RANCIÈRE, 2017) and the experience (LARROSA, 2015) at school, presenting reports and ideas about educational paths that are configured or not effectively for the learning of those students. A project was carried out with the students of Escola Parque entitled “Pequenos Curtas” which was present in an audiovisual work in conversation with theatrical language and elements of cinema with the proposition of bringing to light artistic experiences that mix playing with learning. The research was developed from the disciplines of Supervised Internship in Performing Arts 1 and 2, from August 2017 to June 2018 and based on authors such as BARBOSA (2003), PUPO (2015), BAITELLO (2012 ), between others.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.