Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AntonioWalterCarvalhoRabelo.pdf487,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrutura e processo de organizações virtuais: uma pesquisa com foco em equipes multidisciplinares
Autor(es): Rabelo, Antônio Walter de Carvalho
Orientador(es): Freitas, Wildston Silva de
Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Alianças estratégicas (Negócios)
Jogos eletrônicos
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 14-Fev-2012
Referência: RABELO, Antônio Walter de Carvalho. Estrutura e processo de organizações virtuais: uma pesquisa com foco em equipes multidisciplinares. 2010. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho discorre sobre um tema emergente que é aplicação do conceito de virtualidade em organizações. Virtualidade no mundo dos negócios está ligada à elevação do nível de abstração das interações entre as partes envolvidas com o auxílio de mecanismos tecnológicos, permitindo a configuração de um ambiente mais dinâmico e flexível. Assim, através de uma pesquisa exploratória, (amparada pelo envio eletrônico de questionário quantitativo-qualitativo) em empresas desenvolvedoras de jogos nacionais pôde-se verificar que existe uma tendência de estruturação da virtualização devido ao fato dessas organizações utilizarem grandemente da tecnologia para agilizar a comunicação bem como tendem a formar redes estratégicas com parceiros para concretizar seus projetos. Nesse sentido, a variável humana é muito importante, por isso, o foco da pesquisa está relacionado à interação entre equipes multidisciplinares seja dentro da empresa seja no trato com o mundo externo (parceiros, fornecedores e clientes). Isso motivou a avaliação de como a cultura organizacional influencia na virtualização da empresa e pôde-se constatar que ainda existe uma certa resistência, pois a maturidade e a confiança são fatores que dificultam o estabelecimento de uma organização plenamente virtual. Por fim, buscou-se verificar quais as vantagens obtidas e esperadas pelas empresas que estão usando ou estão planejando usar mais mecanismos virtuais. E foi possível constatar que as empresas estão interessadas e já começaram a verificar ganhos como a redução de custos, atingir mercados maiores e facilitar o trabalho, e esperam obter maior flexibilidade no trabalho, aumento da capacidade produtiva e catalisação do processo produtivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2917
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons