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Título: A adequabilidade da política de vouchers para educação privada no Brasil
Autor(es): Lima, André Vinícius Ribeiro
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Ensino privado
Financiamento estudantil
Política e educação
Escolarização
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: LIMA, André Vinícius Ribeiro. A adequabilidade da política de vouchers para educação privada no Brasil. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A literatura revisada mostra que os programas de vouchers para educação privada inicialmente concentravam esforços na expansão da escolarização para todos os indivíduos. Posteriormente, passou-se a avaliar os efeitos além da escolarização universal. Os achados mostram que quando alunos migram da rede pública para a privada os efeitos são heterogêneos e nem sempre positivos entre as populações. Portanto, políticas de vouchers desencadeiam efeitos distintos e este estudo concentra-se em avaliar se, antes de tudo, é adequado que benefícios para ampliação da educação sejam distribuídos em forma de vouchers ou invés de aumento de renda. Para isso, utilizaram-se regressões com variáveis instrumentais em dois estágios para se metrificar o quanto da renda das famílias é repassada à educação. A rigor, as métricas mostraram resultados elásticos, apesar de algumas estimativas se mostrarem pouco robustas. O teor de baixa amostragem dessas na Pesquisa de Orçamentos Familiares contribui em partes para o resultado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
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