Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaBeatrizSilveiraNegredo_tcc.pdf186,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico
Autor(es): Negredo, Ana Beatriz Silveira
Orientador(es): Cajueiro, Daniel Oliveira
Assunto: Desenvolvimento econômico
Crescimento econômico
Economia brasileira
Data de apresentação: 28-Mai-2021
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: NEGREDO, Ana Beatriz Silveira. A relação entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico. 2021. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nessa monografia é apresentada uma visão geral da literatura que relaciona desenvolvimento financeiro e crescimento econômico. Goldsmith (1969) certamente é pioneiro em tentar explicar a relação do desenvolvimento da economia com a estrutura do sistema financeiro. Seu estudo sugere uma relação positiva entre o tamanho do sistema financeiro e o crescimento econômico a partir de dados de 35 países, mas não consegue listar hipóteses para testar essa relação. Em 1993 King e Levine publicam um artigo intitulado “Finance and Growth: Schumpeter Might Be Right”, onde apresentam evidências que corroboram com o pensamento defendido por Joseph Schumpeter em 1911. No início do século XX, o economista escreveu que o trabalho feito pelos intermediários financeiros estimula inovação e crescimento econômico. Essa monografia está dividida em quatro capítulos além desta introdução. O próximo capítulo reúne estudos da relação DF-CE entre diversos países, enquanto o capítulo 3 abrange estudos sobre apenas um país. O capítulo 4 trata sobre o desenvolvimento financeiro e o impacto sobre o crescimento no Brasil e o capítulo 5 conclui o trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.