Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Balaban, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Schulz, Gabriel Ferreira | - |
dc.identifier.citation | SCHULZ, Gabriel Ferreira. "Como a mariposa para luz": capoeiras na imprensa ilustrada do Rio de Janeiro (1870 - 1890). 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A capoeiragem carioca foi perseguida, ao longo do século XIX, não apenas pelas autoridades,
mas por uma imprensa ativa que denunciava e criticava diariamente os denominados
capoeiras. As revistas ilustradas humorísticas também deram atenção àqueles personagens das
ruas, produzindo dezenas de caricaturas entre 1870 e 1890. Neste trabalho, lida-se com estes
testemunhos iconográficos de modo a demonstrar como essas fontes históricas nos ajudam a
compreender a experiência social dos capoeiras. Ainda que resultado do olhar preconceituoso
e de uma série de intenções políticas, sociais e raciais que distorcem os significados da
capoeiragem, esses registros permitem vislumbrar algumas estratégias sociais dos e das
capoeiras. Por intermédio da análise comparativa com documentos jornalísticos, literários e
policiais, buscamos interpretar essas imagens de modo a demonstrar sua utilidade para a
construção do conhecimento histórico sobre a capoeira, uma manifestação cultural símbolo da
resistência dos africanos e seus descendentes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capoeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imprensa | pt_BR |
dc.title | "Como a mariposa para luz" : capoeiras na imprensa ilustrada do Rio de Janeiro (1870 - 1890) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T14:27:54Z | - |
dc.date.available | 2021-11-09T14:27:54Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29146 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The capoeiragem carioca was pursued, throughout the 19th century, not only by the
authorities, but by an active press that daily denounced and criticized the so-called capoeiras.
The humorous illustrated magazines also paid attention to those characters from the streets
producing dozens of caricatures between 1870 and 1890. In this research, we deal with these
iconographic testimonies in order to demonstrate how these historical sources help us to
understand the social experience of capoeiras. Although they are the result of a prejudiced
view and a series of political, social and racial intentions that distort the meanings of
capoeiragem, these records allow us to glimpse some social strategies of capoeiras. Through
comparative analysis with journalistic, literary and police documents, we seek to interpret
these images in order to demonstrate their usefulness for the construction of historical
knowledge about capoeira, a cultural manifestation symbol of the resistance of africans and
their descendants. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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