Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LarissaAlvesDeAlmeida_tcc.pdf428,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O tempo no romance Memórias Póstuma de Brás Cubas e a relação de sentimento estéril do personagem narrador em relação à morte
Autor(es): Almeida, Larissa Alves de
Orientador(es): Costa, Deane Maria Fonseca de Castro e
Assunto: Narrativa
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Assis, Machado de, 1839-1908
Morte
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 9-Nov-2021
Referência: ALMEIDA, Larissa Alves de. O tempo no romance Memórias Póstuma de Brás Cubas e a relação de sentimento estéril do personagem narrador em relação à morte. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este artigo objetiva analisar, de modo sucinto, a diferença entre o temo real, diegético e narrativo, bem como a técnica de narração do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Além disso, buscará estabelecer a relação do personagem principal perante o acontecimento morte. Será estudado o fenômeno do tempo na narrativa literária, uma vez que o “defunto-autor”, como o próprio narrador se denomina, percorre entre diferentes cenários de sua vida, num verdadeiro jogo tanto descritivo quanto narrativo, encaminhando o leitor pelas veredas de sua existência. Este é levado pela história, num caminho em que não tem o controle, apenas expectando os acontecimentos, de acordo com a vontade do personagem, que debocha, ironiza e ri de seu leitor, ao mesmo tempo em que expõe o pensamento social da época, patriarcal, preconceituoso e cínico. A ironia inerente ao narrador autor, disfarçada de sinceridade, abre as portas para a compreensão da sociedade do século XIX, numa visão de um homem elitizado que demonstra impassibilidade frente a sérios problemas sociais, uma vez que está preso aos devaneios e ao sonambulismo de sua vida abastada. Encontramos um indivíduo preso a devaneios e a divagações a respeito de como sua vida se caminhou, numa perspectiva de classe alta, elucidando que as intempéries enfrentadas pelo narrador, ao tempo que se tornam vazias, constantemente são tratadas como de suma importância, ocasionando o efeito do riso debochado e incrédulo do leitor, efeito conseguido com maestria por Machado de Assis.
Abstract: This article aims to analyze, in a succinct way, the difference between the real, diegetic and narrative fear, as well as the narrative technique of the novel Posthumous Memoirs of Brás Cubas, by Machado de Assis. In addition, it will seek to establish the relationship of the main character before the death event. The phenomenon of time will be studied in the literary narrative, since the "deceased-author", as the narrator himself calls himself, travels between different scenarios of his life, in a true descriptive and narrative game, leading the reader through the paths of his life. existence. This is taken by the story, in a way in which it has no control, just waiting for events, according to the will of the character, who makes fun, laughs and laughs at its reader, while exposing the social thinking of the time, patriarchal, prejudiced and cynical. The irony inherent in the author narrator, disguised as sincerity, opens the door to understanding nineteenth-century society, in a vision of an elitist man who shows impassiveness in the face of serious social problems, since he is bound by the reveries and sleepwalking of his own. wealthy life. We find an individual trapped in daydreams and ramblings about how his life has gone, from an upper-class perspective, elucidating that the storms faced by the narrator, while becoming empty, are constantly treated as of paramount importance, causing the effect. of the reader's disbelieving laugh and disbelief, an effect masterfully achieved by Machado de Assis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.