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dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorOliveira, Celso Henrique Soares-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Celso Henrique Soares. Direito à educação versus internação de adolescentes: a educação formal no Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAP). 2011. 49 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Curso de Graduação em Serviço Social, 2011.en
dc.description.abstractEsta pesquisa é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social pela Universidade de Brasília. Esta pesquisa propôs-se a investigar o significado da ausência de um Projeto Político Pedagógico (PPP) na escola do CIAP. Como o PPP é instrumento preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 14 e possui fundamental importância na concretização do direito à educação, a sua ausência numa escola dentro de um centro de internação chamou a atenção por se tratar de um público diferenciado, o qual o PPP poderia traçar seu perfil, diretrizes e como o ensino poderia ser prestado aos adolescentes em cumprimento de medidas sócioeducativas de internação no CIAP. O estudo utilizou como estratégia metodológica o Estudo de Caso e valeu-se das técnicas de Observação, Análise Documental e Entrevistas Semi-Estruturadas com profissionais de diferentes setores do CIAP. A partir da utilização destas técnicas foram percebidos alguns aspectos que demonstram a dificuldades de criação de um PPP e de gestão do centro. Dentre esses aspectos estão os entraves políticos e burocráticos, a falta de perfil dos professores com o serviço e a baixa participação dos sócioeducadores na construção do PPP. Foi concluído que o significado da ausência do PPP na Escola do CIAP é um reflexo da desarticulação dos poderes públicos; das comunidades sócioeducadoras e público alvo e; entre os setores do próprio Centro e dos setores externos a ele, como as secretarias de governo e demais instituições ligadas ao CIAP. Essas desarticulações apontaram para a construção de um projeto político pedagógico de um centro de internação, não só de uma escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDireito à educaçãoen
dc.subject.keywordMenor infratoren
dc.subject.keywordAssistência a menoresen
dc.subject.keywordReintegração socialen
dc.titleDireito à educação versus internação de adolescentes : a educação formal no Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAP)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-14T13:01:15Z-
dc.date.available2012-02-14T13:01:15Z-
dc.date.issued2012-02-14T13:01:15Z-
dc.date.submitted2011-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2913-
dc.language.isoPortuguêsen
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