Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NathanAlbertoDaSilvaMartinhoRodrigues_tcc.pdf289,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O discurso como dispositivo de exclusão e controle social : ser LGBTQIA+ a partir de outro imaginário
Autor(es): Rodrigues, Nathan Alberto da Silva Martinho
Orientador(es): Silva, Edna Cristina Muniz da
Assunto: Análise do Discurso Crítica (ADC)
Comunidade LGBT
Exclusão social
LGBTQIAP+
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Nov-2021
Referência: RODRIGUES, Nathan Alberto da Silva Martinho. O discurso como dispositivo de exclusão e controle social: ser LGBTQIA+ a partir de outro imaginário. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Entendendo o discurso como uma possibilidade de compreendermos melhor como as interações humanas se organizam e refletem numa determinada prática social, o presente artigo tem como objetivo identificar e perceber como se dá a exclusão social do sujeito LGBTQIA+ diante da sociedade atual a partir do filme Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda. Ancorado na Análise de Discurso Crítica (ADC) e Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), este artigo se estrutura a partir das cenas selecionadas e transcritas do filme para fins de avaliação. A partir disso, identifica-se com base no léxico e com o auxílio do sistema de avaliatividade (Martin e White, 2005), com foco nos subsistemas de afeto e julgamento, de que forma as instituições militares e religiosas legitimam e são responsáveis por essa prática de exclusão. Tendo como marcador a “moral e os bons costumes”, observa-se nas cenas selecionadas como os afetos de um determinado grupo social ainda são motivos de pânico e preocupação frente uma sociedade estruturada e constituída a partir de um modelo tradicional.
Abstract: Understanding the discourse as a possibility to better understand how human interactions are organized and reflected in a social practice, this article aims to identify and understand how the LGBTQIA + subject is socially excluded from the actual society from the movie Tattoo ( 2013), by Hilton Lacerda. Anchored in Critical Discourse Analysis (CDA) and Systemic-Functional Linguistics (SFL), this article is structured around the selected and transcribed scenes of the film for evaluation purposes. From that, it is identified based on the lexicon and with the help of the evaluative system (Martin and White, 2005), focusing on the affection and judgment subsystems, in which way the military and religious institutions legitimize and are responsible for this exclusion practice. With “morality and good customs'' as a marker, it is observed in the selected scenes how the affections of a certain social group are still reasons for panic and concern in the face of a society structured and constituted from a traditional model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.