Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29128
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NeurembergDeMatosDaCosta_tcc.pdf608,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Regra de Taylor e não linearidades na política monetária : o caso brasileiro
Autor(es): Costa, Neuremberg de Matos da
Orientador(es): Barbosa Filho, Nelson Henrique
Assunto: Banco Central do Brasil
Economia brasileira
Regra de Taylor (Economia)
Inflação (Brasil)
Política monetária
Taxas de juros
Data de apresentação: 1-Set-2020
Data de publicação: 5-Nov-2021
Referência: COSTA, Neuremberg de Matos da. Regra de Taylor e não linearidades na política monetária: o caso brasileiro. 2020. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo desse trabalho é testar a existência de não linearidades na regra de reação de Banco Central do Brasil. Dessa forma, ao longo dele foi apresentado o papel da função de reação da autoridade monetária no âmbito do modelo de três equações, o papel das preferências no surgimento de não linearidades, um breve exposição da implantação do sistema de metas de inflação no Brasil e no mundo e, por fim, foi estimando a função de reação de Banco Central do Brasil. De modo geral, não foi encontrado evidência para a existência de não linearidades, entretanto, foram encontrado evidências em favor de que o Banco Central ajusta mais rapidamente a SELIC quando ocorre um desvio na inflação em relação à meta do que quando ocorre um desvio de mesma magnitude no hiato do produto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.