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dc.contributor.advisorBastos, Larissa Grandi Vaitsman-
dc.contributor.authorGontijo, Bárbara Lima-
dc.identifier.citationGONTIJO, Bárbara Lima. Análise das campanhas do Ministério da Saúde de HIV/Aids entre os anos de 2014 a 2018. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho buscou analisar as campanhas de saúde de Carnaval dos anos de 2014 a 2018, no que diz respeito à comunicação em saúde, tendo como objeto de estudo os cartazes de prevenção ao HIV/Aids produzidos pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde (MS). O estudo procurou compreender o papel das campanhas, assim como discutir os elementos essenciais trazidos nos cartazes pelo MS para mudança de comportamento dos indivíduos e a queda no número anual de casos de Aids no Brasil, no mesmo período analisado. Realizou-se uma análise de conteúdo através da categorização do personagem e cenário, slogan, texto complementar e elementos diversos de cada campanha. Possibilitando compreender que os aspectos relacionados ao uso do preservativo têm grande relevância, ao passo que a individualização do cuidado vem sendo ponto focal também sob a lógica de se testar. Nota-se a oferta de alternativas de prevenção, através do símbolo da prevenção combinada (PC), preservativo, teste e comprimido, ou de novas tecnologias como a e Profilaxia Pós Exposição (PEP).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação em saúdept_BR
dc.subject.keywordHIV (Vírus)pt_BR
dc.subject.keywordAIDS (Doença) - prevençãopt_BR
dc.subject.keywordMinistério da Saúdept_BR
dc.titleAnálise das campanhas do Ministério da Saúde de HIV/Aids entre os anos de 2014 a 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-05T13:35:34Z-
dc.date.available2021-11-05T13:35:34Z-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29116-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aimed to analyze the health campaigns of Carnaval from 2014 to 2018, with regard to health communication, having as object of study the HIV/Aids prevention posters produced by the Department of Chronic Diseases and Sexually Transmitted Infections of the Ministry of Health of Brazil. The study sought to understand the role of the campaigns, as well as to discuss the essential elements brought on the posters by the Ministry of Health of Brazil to change the behavior of individuals and the fall in the annual number of Aids cases in Brazil, in the same period analyzed. Content analysis was performed through the categorization of the character and scenario, slogan, complementary text and diverse elements of each campaign. It makes it possible to understand that aspects related to condom use have great relevance, while the individualization of care has been a focal point also under the logic of testing. We note the offer of prevention alternatives, through the combined prevention symbol, condom, test and tablet, or new technologies such as Post Exposure Prophylaxis (PEP).pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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