Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunaDeSousaSantos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da associação entre o uso de medicamentos e a queixa para deglutição de comprimidos em Centro de Referência em Assistência à Saúde do idoso
Autor(es): Santos, Bruna de Sousa
Orientador(es): Lira, Juliana Onofre de
Coorientador(es): Alves, Bárbara Manuella Cardoso Sodré
Assunto: Deglutição
Medicamentos - utilização
Idosos - saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 27-Nov-2019
Data de publicação: 3-Nov-2021
Referência: SANTOS, Bruna de Sousa. Análise da associação entre o uso de medicamentos e a queixa para deglutição de comprimidos em Centro de Referência em Assistência à Saúde do idoso. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: analisar a relação entre o grupo anatômico de ação, subgrupo terapêutico e farmacológico de medicamentos e a queixa para deglutir comprimidos em idosos atendidos em um Centro de Referência em Assistência à Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, realizado mediante consulta de prontuários de pacientes idosos atendidos em ambulatório. Foi realizada análise estatística descritiva dos medicamentos classificados segundo a Anathomical Terapeutic Chemical (ATC) e da queixa para deglutição de comprimidos. Resultados: Houve significância estatística (p<0,05) para a queixa de deglutição de comprimidos a idade, o CDR e o uso dos medicamentos que atuam no sistema músculo-esquelético, órgãos dos sentidos, vasoprotetores, antiasmáticos, homeostase do cálcio e oftalmológicos. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas futuras com métodos mais sensíveis e específicos para avaliação da dificuldade de deglutir comprimidos em idosos, para que as equipes de saúde estejam envolvidas e preparadas para atenuar estes problemas.
Abstract: Objective: Analyze the relationship between the anatomical action group, the therapeutic and pharmacological subgroup of medications, and the complaint of swallowing pills in the elderly attended at a Health Care Reference Center. Methods: This is a cross-sectional, retrospective study conducted. by consulting the medical records of elderly patients treated at an outpatient clinic. Descriptive statistical analysis of the drugs classified according to Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) and the complaint of swallowing tablets was performed. Results: There was statistical significance (p <0.05) for the complaint of swallowing tablets: age, CDR and the use of drugs that act on the musculoskeletal system, sense organs, vasoprotectants, anti-asthmatics, calcium homeostasis and eye care products. Conclusion: Further research with more sensitive and specific methods to assess the difficulty of swallowing pills in the elderly is necessary, so that health teams are involved and prepared to reduce these problems.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.