Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Toni, Laura Davison Mangilli | - |
dc.contributor.author | Guerra, Isabelle Lemes Santos | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Isabelle Lemes Santos. A participação do aluno na construção do conhecimento. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho relata o processo de construção de um material didatico – formato livro com a participação de uma estudante do curso de Fonoaudiologia da universidade de Brasília, juntamente com profissionais em outros níveis de formação - pós-graduação e docência.
Introdução: A sociedade vive em constantes mudanças, tais como, o avanço da ciência e da tecnologia, ampliação de informações e alterações nas políticas sociais. Tais mudanças poderão refletir no contexto educacional e na formação do homem, requerendo diversas posturas e atitudes em relação à forma de aprendizagem, a fim de que se tornem sujeitos atuantes no processo e não apenas reprodutores do conhecimento. Objetivo: Descrever o processo de participação ativa de um discente na elaboração de seu conhecimento teórico e prático, sendo este o responsável pela construção de um material didático - formato de livro – conjuntamente com profissionais em outros níveis de formação - pós-graduação e docência. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que descreverá a participação do discente na elaboração de um material didático no formato de livro. Para tal, não serão necessários os processos éticos elencados pelos documentos vigentes no país, uma vez que o estudo não envolve a participação de seres humanos, somente os diretamente relacionados a esta tarefa, sendo estes os autores responsáveis pela publicação dos produtos finais do estudo. Resultados: Foi realizado a revisão da literatura referente ao processo de ensino-aprendizagem, após a revisão, foi feito um processo de estruturação e proposição da elaboração de material didático - formato de livro. Houve participação no processo de busca por fomentos para a publicação e divulgação do material, bem como, a elaboração de conteúdos teóricos, com a participação de outros profissionais da área, para compor o material didático. Após o processo de construção do material, o mesmo foi enviado para a editora, onde passou por revisão e a posterior publicação deste. Conclusão: Ao longo do processo educacional, o aluno vem assumindo diferentes funções na sala de aula, as quais permitem, em alguns momentos mais autonomia, ação e participação. No entanto, na maioria das vezes este fica restrito a passividade, atuando como espectador. A participação do aluno no processo de aprendizagem permite ao mesmo desenvolver-se de forma a se tornar um sujeito ativo de sua própria história e jornada acadêmica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title | A participação do aluno na construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T12:57:59Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T12:57:59Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29103 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Frois, Camila de Alencar | - |
dc.description.abstract1 | Abstract: This paper reports the process of building a didactic material - book format with the participation of a student of Speech Therapy course at the University of Brasilia, together with professionals in other levels of education - postgraduate and teaching. Introduction: Society lives in constant changes, such as the advancement of science and technology, the expansion of information and changes in social policies. Such changes may reflect in the educational context and in the formation of man, requiring different attitudes and attitudes regarding the form of learning, so that they become active subjects in the process and not only reproducers of knowledge. Objective: To describe the process of active participation of a student in the elaboration of their theoretical and practical knowledge, which is responsible for the construction of a didactic material - book format - together with professionals in other levels of education - postgraduate and teaching. Method: This is a descriptive study, of the experience report type, that will describe the student's participation in the elaboration of a didactic material in book format. For this, the ethical processes listed in the documents in force in the country will not be necessary, since the study does not involve the participation of human beings, only those directly related to this task, being the authors responsible for the publication of the final products of the study. Results: A review of the literature related to the teaching-learning process was performed. After the review, a process of structuring and proposing the preparation of didactic material - book format was made. There was participation in the process of searching for incentives for the publication and dissemination of the material, as well as the elaboration of theoretical contents, with the participation of other professionals in the area, to compose the didactic material. After the material construction process, it was sent to the publisher, where it was reviewed and later published. Conclusion: Throughout the educational process, the student has assumed different functions in the classroom, which allow, in some moments, more autonomy, action and participation. However, most of the time this is restricted to passivity, acting as a spectator. Student participation in the learning process allows them to develop into an active subject in their own history and academic journey. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|