Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoCezarAlvesDaCosta_tcc.pdf711,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Química em Hogwarts : do mundo mágico dos bruxos para o mundo concreto dos trouxas
Autor(es): Costa, Bruno Cézar Alves da
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Coorientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ciências - ensino - experimentação
Harry Potter
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 3-Nov-2021
Referência: COSTA, Bruno Cézar Alves da. Química em Hogwarts: do mundo mágico dos bruxos para o mundo concreto dos trouxas. 2018. [46] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A série Harry Potter tornou-se um sucesso mundial e de grande destaque entre crianças e adolescentes. Despertou nesse público o gosto pela leitura e maior interesse em aprender sobre temas presentes nos livros. Dentre os temas abordados na série, encontramos aqueles relacionados ao ensino de ciências, o que torna a série um recurso didático em potencial para quebrar o ciclo de desinteresse dos estudantes pelo ensino de ciências. Portanto, visando criar contextos de ensino que despertem o interesse dos estudantes do 9º do ensino fundamental a aprender química, este estudo teve como objetivo analisar o livro “Harry Potter e a pedra filosofal”, fazendo uso de uma obra de divulgação científica “A Ciência de Harry Potter”, para elaborar um projeto interventivo sobre alquimia, desenvolvido na perspectiva de atividade experimental. Neste sentido, a pesquisa foi desenvolvida a partir da metodologia qualitativa em duas etapas. A primeira etapa constituiu-se de uma leitura flutuante do livro de Harry Potter buscando procurar os significados relacionados à alquimia que poderiam ser valorosos na mediação de conceitos de química para o ensino fundamental. Em seguida, os significados similares foram agrupados em três categorias, organizadas em diferentes ordens de abrangência: Alquimia, Nicolau Flamel e Pedra Filosofal e posteriormente foram extraídos excertos que atendessem as definições das categorias criadas. Para explicar cientificamente algumas mágicas presentes nos trechos selecionados do livro de Harry Potter foi utilizado um capítulo do livro de divulgação científica, A ciência de Harry Potter. Na segunda etapa, foi elaborada a proposta, em sequência didática, de atividade experimental demonstrativa investigativa denominada Química em Hogwarts. O desenvolvimento dos experimentos, fogo colorido e ouro dos alquimistas, presentes nessa proposta teve como embasamento a categorização realizada na primeira etapa. Portanto, como resultado da primeira etapa, observamos que a obra estudada apresenta conteúdos sobre a temática alquimia que podem inspirar mediações para o ensino de química, de maneira a gerar motivação para a aprendizagem dessa ciência. Com isso, foi construída a proposta Química em Hogwarts que concretiza uma intervenção, em ensino de ciências, que se fundamenta na certeza de que aprender química está além de decorar fórmulas e nomes de elementos químicos; mas na possibilidade de entender os fenômenos naturais e como eles impactam e são impactados pelo contexto social onde vivemos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.