Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RenanRodriguesBezerra_tcc.pdf401,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da interação entre jogadores de basquetebol profissional do Novo Basquete Brasil (NBB) Temporada 2018-2019
Autor(es): Bezerra, Renan Rodrigues
Orientador(es): Pérez Morales, Juan Carlos
Assunto: Jogadores de basquetebol
Redes sociais
Sistema de Análise de Redes (SAR)
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 3-Nov-2021
Referência: BEZERRA, Renan Rodrigues. Análise da interação entre jogadores de basquetebol profissional do Novo Basquete Brasil (NBB) Temporada 2018-2019. 2021. [15] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar os níveis de centralidade dos jogadores que pertencem à equipe campeã e vice-campeã do Novo Basquete Brasil temporada 2018-2019, e a predominância de finalização das unidades de ataque. Determinaram-se os padrões de cooperação e níveis de proeminência com auxílio ao Sistema de Análise de Redes (SNA) por meio da mensuração das variáveis micro (degree centrality, degree prestige e Proximity Prestige). Os resultados não reportaram diferenças entre as equipes a partir da posição ocupada na competição e não houve interação entre os fatores equipe e posição tática clássica (armador, ala e pivô). Por outro lado, os resultados reportaram diferenças entre as posições táticas clássicas para as variáveis micro mensuradas, com destaque para a posição tática do armador. A análise das finalizações das unidades de ataque extraídas, confirmaram predominância dos arremessos de 2 pontos, seguido dos arremessos de 3 pontos. Conclui-se que a equipe campeã e vice-campeã do NBB 2018-2019 são semelhantes no que se refere aos níveis de centralidade dos seus jogadores. No que se refere as posições táticas clássicas analisadas, observa-se que a posição tática do armador se destaca pelo nível de envolvimento no ataque e é a escolha preferida no momento de receber o passe dos colegas de equipe. Finalmente, as equipes estudadas apresentaram preferência pela utilização dos arremessos de 2 pontos e de 3 pontos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.