Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RuanPedroAraujoTenorio_tcc.pdf6,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia para o desenvolvimento de simulações em tempo real do tipo software-in-the-loop aplicadas a sistemas elétricos de potência
Autor(es): Tenório, Ruan Pedro Araújo
Orientador(es): Cormane Angarita, Jorge Andrés
Assunto: Software - desenvolvimento
Simulação de sistemas
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 29-Out-2021
Referência: TENÓRIO, Ruan Pedro Araújo. Metodologia para o desenvolvimento de simulações em tempo real do tipo software-in-the-loop aplicadas a sistemas elétricos de potência. 2019. 84 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos e definições de simulações em tempo real (STR) e a metodologia aplicada para o desenvolvimento de simulações do tipo Software- in-the-Loop (SIL). Para tanto, são apresentados os resultados do levantamentos da literatura quan- tos aos trabalhos envolvendos os temas em questão. São apresentados os materias e métodos utilizados no andamento do trabalho. Primeiramente é apresentado um compilado das informações e características do equipamento adquirido para o desenvolvimento de STR e em seguida o circuito utilizado para o desenvolvimento da metodolo- gia, que passa por um processo de validação. Posteriormente são apresentadas as etapas desenvoldidas, que ao final tem como resultado uma simulação do tipo SIL. As etapas envolvem a análise da necessidade de redução do circuito, a conversão do modelo através de um algoritmo que transforma um circuito orinalmente modelado no formato do OpenDSS para a forma de modelagem aceita como entrada no ePHASORSIM, a inclusão do perfil das cargas de forma a aproximar a simulação da realidade e por fim a inclusão de geração fotovoltaico através de um modelo totaltemente digital caracterizando uma simulação do tip SIL.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.