Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ViniciusJoseDeCarvalho_tcc.pdf145,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relato de caso : sarcoma de tecido mole abdominal visceral em cão
Autor(es): Carvalho, Vinícius José de
Orientador(es): Costa Júnior, Jair Duarte da
Assunto: Cão - doenças
Neoplasia em animais
Data de apresentação: 26-Fev-2021
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: CARVALHO, Vinícius José de. Relato de caso: sarcoma de tecido mole abdominal visceral em cão. 2021. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Clínica Médica de Pequenos Animais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os sarcomas de tecido mole (STM) incluem subcategorias de neoplasias de origem mesenquimal que possuem comportamentos biológicos distintos. Os STM são um grupo de tumores que podem surgir de tecidos conjuntivos, tecido adiposo, fáscia e tecido fibroso. Não há predisposição racial para o surgimento de STM, e a sintomatologia clínica costuma ser variável e inespecífica. Os exames laboratoriais são igualmente generalistas e os exames de imagem parecem ser fundamentais para o fortalecimento da suspeita clínica. O presente relato descreve a avaliação clínica de um paciente diagnosticado com sarcoma de tecido mole abdominal visceral esplênico primário, sendo considerada uma forma rara de apresentação. Destaca-se que a complexidade diagnóstica desses casos esteja relacionada à inespecificidade dos sinais clínicos e da necessidade de exames histológicos para comprovação diagnóstica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Clínica Médica de Pequenos Animais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.