Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaMontesNeves_LarissaBernardesLacerda_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ateliê 25 : uma agência feita por mulheres e para mulheres
Outros títulos: Ateliê 25 : an advertising agency made by women and for women
Autor(es): Neves, Bruna Montes
Lacerda, Larissa Bernardes
Orientador(es): Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
Assunto: Mulheres
Publicidade
Cultura organizacional
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: NEVES, Bruna Montes; LACERDA, Larissa Bernardes. Ateliê 25: uma agência feita por mulheres e para mulheres. 2021. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo criar um novo modelo de negócio para agências de publicidade a fim de valorizar a mão de obra feminina no mercado. A partir deste tema, pretende-se investigar a cultura organizacional e os modelos de gestão vigentes nas agências brasileiras, identificar características que valorizem e reconheçam a atuação de mulheres na publicidade, criar um espaço de liderança feminina, formar uma rede de apoio entre mulheres e elaborar um modelo de capacitação integrado a um modelo de negócios. O presente trabalho também tem como contribuição a criação de projetos sociais para fortalecer a mão de obra e a educação de mulheres que estejam fora do ecossistema da agência. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma investigação sobre o tema com o propósito de traçar características do mercado que prejudicam o encarreiramento de mulheres e contribuem para um menor número delas nos cargos de liderança. A pesquisa bibliográfica executada conta com artigos, teses e dissertações sobre o tema, além de reports e dados de pesquisas realizadas por instituições como IGBE, More Grls, Empatia Criativa e Meio e Mensagem. Para reforçar a investigação, foi também realizada uma pesquisa via Google Forms com mulheres que trabalham ou já trabalharam em agências de publicidade a fim de conhecer suas percepções sobre o tema. O resultado do trabalho foi a criação de um modelo de negócio por meio da estruturação de uma agência publicitária feita apenas para mulheres: a Ateliê 25. Através do Canvas e de um plano de negócios bem detalhado (Sebrae, 2013), a empresa é apresentada como recurso para ampliar a participação feminina no mercado publicitário brasileiro, aumentando a diversidade nas agências, majoritariamente dominada por homens.
Abstract: This academic work aims to create a new business model for advertising agencies in order to value female labor in the market. Based on this theme, we intend to investigate the organizational culture and management models in force in Brazilian agencies, identify characteristics that value and recognize the role of women in advertising, create a space for female leadership, form a support network between women and develop a training model integrated with a business model. This academic work also contributes to the creation of social projects to strengthen the workforce and the education of women who are outside the agency's ecosystem. To achieve these objectives, an investigation was carried out on the topic with the purpose of tracing characteristics of the market that hinder the career of women and contribute to a smaller number of them in leadership positions. The bibliographic research carried out includes articles, theses and dissertations on the subject, in addition to reports and research data carried out by institutions such as IGBE, More Grls, Empatia Criativa e Meio e Mensagem. To reinforce the investigation, a survey was also carried out via Google Forms with women who work or have worked in advertising agencies in order to get to know their perceptions on the topic. The result of the work was the creation of a business model through the structuring of an advertising agency made only for women: Ateliê 25. Through Canvas and a very detailed business plan (Sebrae, 2013), the company is presented as a resource to increase female participation in the Brazilian advertising market, increasing the diversity in the agencies, mainly dominated by men.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.