Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuisOtavioCoelhoNascimento_tcc.pdf2,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A engenharia no contexto da manutenção : uma nova metodologia baseada na classificação dos ativos
Autor(es): Nascimento, Luís Otávio Coelho
Orientador(es): Silva, Alcides Leandro da
Assunto: Engenharia de manutenção
Instituições financeiras
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 27-Out-2021
Referência: NASCIMENTO, Luís Otávio Coelho. A engenharia no contexto da manutenção: uma nova metodologia baseada na classificação dos ativos. 2019. 80 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A cada dia, a manutenção industrial tem ganhado mais espaço dentro das organizações, visto que ela se mostra um fator decisivo no processo produtivo através do controle da qualidade dos produtos e da continuidade do negócio. Entretanto, uma manutenção de ponta nem sempre é algo fácil de se alcançar. Este trabalho buscou desenvolver uma metodologia aplicável de forma simples, economicamente acessível e sem necessitar muitos recursos, através de um levantamento teórico e prático do estado da manutenção, o que convergiu em um método de classificação dos ativos. Também buscou a comprovação desse método através de um estudo de caso real, que consistiu na implementação da metodologia em um datacenter de uma instituição financeira em Brasília, no Distrito Federal. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência do método, através de redução de mão de obra e de retrabalho e melhoria da programação da manutenção. Alternativamente, a metodologia também se mostrou uma forte ferramenta direcionadora de esforços aplicável em qualquer contexto que se deseja classificar elementos e se definir criticidades.
Abstract: Every day, industrial maintenance has earned more space within organizations, since it shows as a decisive factor in the production process through the control of product quality and business continuity. However, a better maintenance is not always an easy thing to achieve. This work sought to develop an applicable methodology in a simple and economically accessible way also without needing many resources, through a theoretical and practical research about the state of maintenance, which converged in a method of classifying the assets. It also sought to test this method through study of a real case, which consisted of implementing the methodology in a datacenter of a financial institution in Brasilia in Distrito Federal. The results obtained proved the efficiency of the method, through labor and rework reduction also the improvement of the maintenance schedule. Alternatively, the methodology also proved to be a strong tool for guiding efforts in any context that needs to classify elements and define critical events.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.