Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoseMariaNovaCostaNeto_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Salário mínimo, desemprego e desigualdade na teoria econômica e no Brasil
Autor(es): Costa Neto, José Maria Nova da
Orientador(es): Mollo, Maria de Lourdes Rollemberg
Assunto: Salário-mínimo
Renda - distribuição
Desigualdade de renda
Desemprego
Economia brasileira
Data de apresentação: 19-Ago-2020
Data de publicação: 27-Out-2021
Referência: COSTA NETO, José Maria Nova da. Salário mínimo, desemprego e desigualdade na teoria econômica e no Brasil. 2020. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No primeiro capítulo se faz uma revisão de como a teoria econômica explica o nível de desemprego, a determinação dos salários e a desigualdade. Ou seja, será analisado como os principais teóricos neoclássicos, novos clássicos e novos keynesianos que formam a ortodoxia econômica, explicam o desemprego, as remunerações dos trabalhadores e a desigualdade social. Em seguida, será apresentado a perspectiva heterodoxa, o pensamento de Keynes e dos pós keynesianos e de Marx e dos marxistas, e suas posições acerca do assunto. Como se nota abaixo, a depender da corrente teórica, um fenômeno como o desemprego pode ser compreendido de modo diverso. No segundo capítulo, após realizadas os apontamentos acerca do equilíbrio e do funcionamento do mercado de trabalho para ortodoxos e heterodoxos, o objetivo é 8 compreender a relação entre salário mínimo e mercado de trabalho. Dessa forma, será feita uma revisão de pensadores ortodoxos e heterodoxos, conforme as conclusões do primeiro capítulo, para que se compreenda a relação estabelecida na teoria econômica entre a política de salário mínimo e suas implicações. Esse tema causa grande controvérsia entre economistas, pois existem conclusões distintas em alguns caos na mesma perspectiva teórica em razão de pesquisas realizadas. O intuito do capítulo é fazer uma revisão de como cada corrente teórica percebe o resultado da política de salário mínimo no mercado de trabalho e na sociedade.. Além disso, nesse capítulo, far-se-á uma breve revisão sobre o surgimento do salário mínimo no cenário internacional e no Brasil. Por fim, no último capítulo, será feito uma revisão da literatura acerca da questão da pobreza, da desigualdade econômica e do salário mínimo no Brasil. A análise levará em conta alguns aspectos da evolução dos dados de desigualdade no país, além da questão da pobreza e da política de valorização do salário mínimo, principalmente, nos primeiros anos do século XXI. A partir dessa análise, apresentar-se-á algumas considerações acerca do potencial e limitações da política de valorização do salário mínimo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.