Título: | Impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana das Regiões Administrativas nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal |
Autor(es): | Ferreira, Haniery de Brito |
Orientador(es): | Resende Filho, Moisés de Andrade |
Assunto: | Mobilidade urbana Sustentabilidade urbana Economia urbana Distrito Federal (DF) - espaço urbano Expansão urbana |
Data de apresentação: | 17-Dez-2020 |
Data de publicação: | 27-Out-2021 |
Referência: | FERREIRA, Haniery de Brito. Impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana das Regiões Administrativas nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal. 2020. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Com base em Camagni (2002) e Travis (2005), foram estimados os impactos da
suburbanização e dos padrões de expansão urbana nos custos ambientais da mobilidade no
Distrito Federal (DF), medidos pelo índice de impacto da mobilidade. Modelos de regressão
linear foram estimados por mínimos quadrados ordinários (MQO), mínimos quadrados
ponderados (MQP) e mínimos quadrados generalizados factíveis (MQGF), utilizando-se
dados das trinta e três Regiões Administrativas (RAs) do DF no período 2018-2019. As
estimativas do modelo preferido e inferência robusta à heterocedasticidade indicam que
distância ao Plano Piloto, crescimento populacional e expansão urbana baseada no padrão de
parcelamentos ilegais, invasões e programas governamentais de doação de terras aumentam
custos ambientais da mobilidade. Por outro lado, densidade populacional, empregos por
residente, ou seja, menor dependência econômica do Plano Piloto e demanda por mobilidade
para fora reduzem custos ambientais da mobilidade. Assim, como a suburbanização tem alto
custo ambiental no DF, recomenda-se que futuras expansões de áreas residenciais ocorram de
forma mais densa e mais próxima ao Plano Piloto. |
Abstract: | Based on Camagni (2002) and Travis (2005), I perform an econometric analysis of the impact
of suburbanization and urban expansion patterns on the environmental costs of mobility in the
Federal District (DF), measured as the mobility impact index. I estimate linear regression
models by ordinary least squares (OLS), weighted least squares (WLS) and feasible
generalized least squares (FGLS), using data from the thirty-three Administrative Regions
(ARs) of the Brazilian Federal District in the period 2018-2019. Estimates of the preferred
model and robust inference to heteroscedasticity indicate that distance to the Pilot Plan,
population growth and urban expansion based on the pattern of illegal installments, invasions
and government land donation programs increase environmental mobility costs. On the other
hand, population density, jobs per resident, which means lower economic dependence on the
Plano Piloto, and demand for mobility reduce environmental mobility costs. As
suburbanization has a high environmental cost in the Federal District, I recommend future
expansions of residential areas in the DF to take place more densely and closer to the Plano
Piloto. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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