Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29044
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaVitorino_tcc.pdf921,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nossas vidas após a morte do paciente : como lidar com o tutor quando perdemos um animal?
Autor(es): Vitorino, Letícia
Orientador(es): Almeida, Ricardo Miyasaka de
Assunto: Luto
Animais - morte
Comunicação - aspectos psicológicos
Empatia
Data de apresentação: 28-Fev-2021
Data de publicação: 27-Out-2021
Referência: VITORINO, Letícia. Nossas vidas após a morte do paciente: como lidar com o tutor quando perdemos um animal?. 2021. x, 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Anestesiologia Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Lidar com falecimento dos pacientes e com os tutores enlutados é um desafio cotidiano na prática da Medicina Veterinária. No entanto, conversar sobre a morte pode ser uma tarefa difícil, dadas as diversas reações emocionais quepodem ser despertadas. Não obstante, habilidades de comunicação compassiva podem ser aprendidas, praticadas e utilizadas com eficácia em situações como essa. Compreender a conexão entre seres humanos e animais, o processo de luto e as emoções humanas que os circundam é essencial para que estabelecer uma comunicação efetiva. Nesse contexto, esta monografia apresenta o embasamento teórico e as orientações práticas necessárias para que essa tarefa seja cumprida com sucesso. A perspectiva do profissional diante da morte e do luto também é considerada, por meio de uma reflexão crítica acerca do conceito de fadiga de compaixão.
Abstract: Dealing with patients’ death and their bereaved owners is a habitual challenge in veterinary practice. However, talking about death can be a difficult task, given the diversity of emotional reactions that may ensue. In spite of this, compassionate communication skills can be learned, practiced and effectively used in such circumstances. Understanding the connection between humans and animals, the grief process and the human emotions surrounding them is essential in order to establish an effective communication. In this context, this monograph presents both theoretical basis and practical recommendations on how to successfully fulfill this duty. The veterinarian’s perspective concerning death and grief is also considered, while critically reflecting on the concept of compassion fatigue.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Área Profissional em Anestesiologia Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Anestesiologia Veterinária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.