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Título: Estudo e implementação de método baseado em ondas viajantes para localização de faltas em linhas de transmissão usando registros oscilográficos de um terminal
Autor(es): Cunha, Gustavo Abreu da
Orientador(es): Lopes, Felipe Vigolvino
Assunto: Energia elétrica - transmissão
Ondas - propagação
Linhas de transmissão
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 25-Out-2021
Referência: CUNHA, Gustavo Abreu da. Estudo e implementação de método baseado em ondas viajantes para localização de faltas em linhas de transmissão usando registros oscilográficos de um terminal. 2019. 84 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Alguns métodos de localização de falta já foram estudados e são implementados em subes- tações atuais. Entre eles têm-se os métodos DEZFL (Double Ended Impedance Fault Location), SEZFL (Single Ended Impedance Fault Location), o DETWFL (Double Ended Traveling Wave Fault Location) e o SETWFL (Single Ended Traveling Wave Fault Location). Os dois primeiros são baseados em medições de impedância enquanto que os últimos se baseiam na teoria de ondas viajantes que são transitórios de alta frequência lançadas na linha a partir da ocorrência de uma falta. Detectar a primeira onda viajante que chega ao terminal não exige tantos esforços. Portanto, consegue-se calcular a localização da falta com bastante precisão com dispositivos em cada terminal da linha, como é utilizado no DETWFL, se os dispositivos estiverem sincronizados, tornando o sistema mais caro. Com intuito de estudar novas funções que resultem a localização da falta de forma precisa e com menor custo, novos desenvolvimentos utilizando apenas um terminal foram criados. O algoritmo reportado pela empresa SEL, Schweitzer Engineering Laboratories em 2017, de localização de faltas em linha de transmissão avaliando registros oscilográficos obtidos em apenas um terminal, é analisado neste trabalho. Este método, denominado SETWFL-SEL (Single Ended Traveling Wave Fault Location by SEL) se baseia na teoria de ondas viajantes e calcula, para determinadas hipóteses, pesos referentes à elas de tal forma a chegar à conclusão de qual delas é a localização calculada pela função. Neste trabalho são apresentados resultados referentes à localização de falta utilizando o método SETWFL-SEL para sistemas distintos com e sem linhas de transmissão adjacente. Do exposto destacam-se vantagens e limitações do método.
Abstract: Some fault locating methods have already been studied and are implemented at current substations. These include the DEZFL (Double Ended Impedance Fault Location), SEZFL (Single Ended Impedance Fault Location), DETWFL (Double Ended Traveling Wave Fault Lo- cation) and SETWFL (Single Ended Traveling Wave Fault Location). The first two are based on impedance measurements while the last two are based on Traveling Waves theory that are high frequency transients thrown on the line from the fault occurrence. Detecting the first traveling wave at the terminal does not require so much effort. Therefore, it is possible to calculate the location of the fault quite accurately with devices at each end of the line, as used in DETWFL, if the devices are synchronized, making the system more expensive. In order to study new functions that result the fault location precisely and at a lower cost, new developments using only one terminal were created. The algorithm reported by the SEL company, Schweitzer Engineering Laboratories, in 2017, of locating transmission line faults by evaluating oscillographic records obtained in only one terminal, is analyzed in this work. This method, called SETWFL-SEL (Single Ended Traveling Wave Fault Location by SEL) is based on the theory of traveling waves and calculates, for certain hypotheses, weights referring to them in such a way as to conclude which hypothesis is the function result. In this work are presented results regarding fault location using the SETWFL-SEL method for distint systems with and without adjacent transmission line. From the above, the advantages and limitations of the method are highlighted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
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