Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tannuri-Pianto, Maria Eduarda | - |
dc.contributor.author | Moura, Davi Prado Novais | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Davi Prado Novais. Análise dos impactos de choques em preços de combustível na competição entre empresas aéreas. 2020. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolve, por meio da teoria de oligopólio o efeito de choques
exógenos nos preços de insumos sobre os custos das empresas aéreas, sendo que neste
trabalho é simulado sobre os preços de combustíveis, que é uma parcela significativa
dos custos operacionais. Para esse fim foram utilizados os dados do período de 2010 à
2019 para o trecho de Santos Dumont e Congonhas. Foram estimadas as equações de
demanda das empresas concorrentes e suas respectivas funções de custo, utilizando
o ferramental de equações simultâneas, e então simulados choques exógenos nos
preços dos combustíveis. O resultado obtido mostra que, empresas menores na ligação
sofrem de perdas maiores de lucro e demanda na situação de aumento de preços dos
insumos, porém também aumentam o preço proporcionalmente mais que suas rivais
e com isso perdem mais consumidores, por possuírem demandas mais sensíveis ao
preço, o que leva a uma maior concentração. Em uma situação com participações
parecidas no mercado há uma maior estabilidade nos preços e no mercado e, dessa
maneira, o deixa mais previsível. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor aeroportuário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustível - preço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia industrial | pt_BR |
dc.title | Análise dos impactos de choques em preços de combustível na competição entre empresas aéreas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-25T13:54:58Z | - |
dc.date.available | 2021-10-25T13:54:58Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29023 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper develops, through a model of theory of oligopoly the effect of exogenous
chocks in input prices on the costs of airline companies. For this application is used
on jet fuel costs, which represents a significant portion of airline operational costs. For
this porpouse we used data from flights of Santos Dumont(SDU) to Congonhas(CGH)
roundtrip for the period from 2010 to 2019. We estimated the demand equations
of the competing companies and their cost functions, employing a instrumental
variable estimator in our econometric demand and cost modeling. Results show that
smaller airlines, that in a situation of increased fuel costs, suffer greater losses of
profits and demand in comparison with their rival, however they also increase the
price proportionally more than their rivals. In a situation where the airlines have
similar sizes, less changes were observed which gives a mor predictable enviroment
to consumers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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