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dc.contributor.advisorTannuri-Pianto, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorMoura, Davi Prado Novais-
dc.identifier.citationMOURA, Davi Prado Novais. Análise dos impactos de choques em preços de combustível na competição entre empresas aéreas. 2020. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolve, por meio da teoria de oligopólio o efeito de choques exógenos nos preços de insumos sobre os custos das empresas aéreas, sendo que neste trabalho é simulado sobre os preços de combustíveis, que é uma parcela significativa dos custos operacionais. Para esse fim foram utilizados os dados do período de 2010 à 2019 para o trecho de Santos Dumont e Congonhas. Foram estimadas as equações de demanda das empresas concorrentes e suas respectivas funções de custo, utilizando o ferramental de equações simultâneas, e então simulados choques exógenos nos preços dos combustíveis. O resultado obtido mostra que, empresas menores na ligação sofrem de perdas maiores de lucro e demanda na situação de aumento de preços dos insumos, porém também aumentam o preço proporcionalmente mais que suas rivais e com isso perdem mais consumidores, por possuírem demandas mais sensíveis ao preço, o que leva a uma maior concentração. Em uma situação com participações parecidas no mercado há uma maior estabilidade nos preços e no mercado e, dessa maneira, o deixa mais previsível.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSetor aeroportuáriopt_BR
dc.subject.keywordCustospt_BR
dc.subject.keywordCombustível - preçopt_BR
dc.subject.keywordEconomia industrialpt_BR
dc.titleAnálise dos impactos de choques em preços de combustível na competição entre empresas aéreaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T13:54:58Z-
dc.date.available2021-10-25T13:54:58Z-
dc.date.submitted2020-12-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29023-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper develops, through a model of theory of oligopoly the effect of exogenous chocks in input prices on the costs of airline companies. For this application is used on jet fuel costs, which represents a significant portion of airline operational costs. For this porpouse we used data from flights of Santos Dumont(SDU) to Congonhas(CGH) roundtrip for the period from 2010 to 2019. We estimated the demand equations of the competing companies and their cost functions, employing a instrumental variable estimator in our econometric demand and cost modeling. Results show that smaller airlines, that in a situation of increased fuel costs, suffer greater losses of profits and demand in comparison with their rival, however they also increase the price proportionally more than their rivals. In a situation where the airlines have similar sizes, less changes were observed which gives a mor predictable enviroment to consumers.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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