Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Henrique Cezar | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gabriel de Castro | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gabriel de Castro. Identificação e controle de planta piloto com tanques acoplados. 2019. 90 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto apresenta os trabalhos com uma planta-piloto com dois tanques com aquecimento,
trazendo os primeiros esforços para o compreendimento do balanço de energia do sistema. Primei-
ramente é feita uma apresentação dos controladores e fenômenos que virão a ser encontrados em
sua implementação a planta-piloto. Uma modelagem matemática do balanço de massa e energia
é feita simulando os modelos encontrados para se comparar com os resultados experimentais. É
mostrada a relação entre a vazão e frequência dos inversores de frequência e também a linearização
do modelo para o balanço de massa e de energia. A planta piloto é então sujeita a um ensaio
com sinal PRBS para se identificar o balanço de massa em caixa-cinza. Por fim, é apresentado o
controle do nível do tanque 2 por meio do atuador da bomba 1 comparando-se duas abordagem:
controlador PI e controlador por realimentação de estados, comparando seus resultados posteri-
ormente. Para o controle PI, foi feito uma otimização de seus parâmetros com o uso do software
Matlab. Para o controle por realimentação de estados, trabalhou-se com um modelo simplificado
para que o mesmo se comportasse como um sistema de segunda ordem subamortecido, trazendo
suas limitações. Todo o desenvolvimento para o projeto dos controladores está descrito no presente
trabalho e seus resultados se mostram condizentes com o esperado, trazendo a oportunidade de se
trabalhar com uma estratégia de controle mais avançada com sistema de multivariáveis. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Balanço energético | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tanques de armazenamento | pt_BR |
dc.title | Identificação e controle de planta piloto com tanques acoplados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-25T13:54:26Z | - |
dc.date.available | 2021-10-25T13:54:26Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29022 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper presents the works with a pilot plant with two tanks with heating, bringing the first
efforts to understand the energy balance of the system. Firstly, a presentation of the controllers and
phenomena that will be found in its implementation of the pilot plant will be made. A mathematical
modeling of mass and energy balance is done simulating the models found to compare with the
experimental results. The relation between the frequency inverter flow rate and the linearization of
the mass and energy balance model is shown. The pilot plant is then subjected to a PRBS signal
test to identify the gray-box mass balance. Finally, the level control of tank 2 is shown by means
of the pump 1 actuator, comparing two approaches: PI controller and state feedback controller,
comparing its results later. For the PI control, an optimization of its parameters was done with
the use of Matlab sotfware. For the state feedback control, a simplified model was used so that it
behaved as a underdamped second-order system, bringing its limitations. All the development for
the controllers design is described in the present work and its results are in line with the expected,
bringing the opportunity to work with a more advanced control strategy with multivariate system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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