Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29020
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ArthurDeBritoBaldini_tcc.pdf614,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos das reuniões do Comitê de Política Monetária nas empresas que compõem o Ibovespa
Autor(es): Baldini, Arthur de Brito
Orientador(es): Coutinho, Paulo César
Assunto: Ibovespa
Bolsa de valores
Política monetária
Comitê de Política Monetária (COPOM)
Taxas de juros
Mercado financeiro
Economia brasileira
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 25-Out-2021
Referência: BALDINI, Arthur de Brito. Impactos das reuniões do Comitê de Política Monetária nas empresas que compõem o Ibovespa. 2020. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Brasil, em 2016, passou por um período de grande instabilidade política e econômica, passando por fortes mudanças no governo e nas políticas adotadas por ele. Neste mesmo ano, foi dado início a um movimento de queda consistente na taxa de juros, que, coincidentemente ou não, foi acompanhado de uma valorização do Ibovespa. Com o objetivo de analisar se há algum efeito significativo das reuniões do Comitê de Política Monetária sobre os preços das ações que compõem o índice do Ibovespa, foi utilizada a técnica do estudo de eventos. Seguindo a metodologia clássica, foram selecionadas 20 empresas aleatoriamente que foram analisadas no decorrer de 10 reuniões do Copom. Após a obtenção dos retornos anormais e dos retornos anormais acumulados, não foi possível achar evidências robustas de que as reuniões têm algum efeito significativo sobre os preços das empresas do Ibovespa. Os resultados obtidos contrastados com as previsões feitas pelo mercado financeiro acerca da taxa de juros, levam a crer que tais previsões são tomadas pelos agentes econômicos como informações públicas disponíveis e que estas são agregadas aos preços das ações em datas anteriores às que estão situadas ao redor das reuniões do Copom. Esse resultado apresenta evidências favoráveis a eficiência de mercado na sua forma semiforte, para o caso analisado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.