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Título: Análise de convergência para métodos de interpolação explícitos e implícitos em volumes finitos
Autor(es): Rocha, Luiza Sampaio da
Orientador(es): Miserda, Roberto Francisco Bobenrieth
Assunto: Análise de convergência de malha
Fluidos
Mecânica dos fluidos
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 25-Out-2021
Referência: ROCHA, Luiza Sampaio da. Análise de convergência para métodos de interpolação explícitos e implícitos em volumes finitos. 2020. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Neste trabalho, são realizadas análises de convergência de malha para diferentes métodos de interpolação, explícitos e implícitos, utilizados em simulações numéricas baseados em discretizações de volumes finitos. O grande diferencial deste trabalho está na abordagem dada à análise de convergência, que é realizada nos domínios do espaço e do tempo em conjunto. O objetivo é verificar, para cada um dos diferentes métodos de interpolação, se a ordem de convergência computada corresponde à ordem de convergência de projeto e, com esta informação, determinar a relação custo/beneficio computacional para cada um dos métodos explícitos e implícitos testados. Para isto será utilizado o problema do tubo de choque, que será simulado utilizando o código VAT (Virtual Aeroacoustic Tunnel) desenvolvido pelo Laboratório de Aeroacústica Computacional da Universidade de Brasía (Caalab-UnB).
Abstract: In this work, grid-convergence analyzes are performed for different interpolation methods, explicit and implicit, used in numerical simulations based on finite volume discretizations. The main differential of this work is in the approach given to the convergence analysis, which is performed in the domains of space and time together. The objective is to verify, for each of the interpolation methods, whether the convergence order corresponds to the convergence order of design and, with this information, determine the computational cost/benefit ratio for each of the explicit and implicit methods tested. For this, the shock-tube problem will be used, which will be simulated using the VAT code (Virtual Aeroacoustic Tunnel) developed by the Computational Aeroacoustics Laboratory of the University of Brasília (Caalab-UnB).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020.
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