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dc.contributor.advisorGonçalves, Rose Mary-
dc.contributor.authorBorges, Luis Marcelo Pasquel-
dc.identifier.citationBORGES, Luis Marcelo Pasquel. Estilos gerenciais e o serviço público: estudo em empresa pública do Distrito Federal. 2011. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2011.en
dc.description.abstractA pesquisa realizada tem por objetivo mostrar o estilo gerencial encontrado em uma empresa pública, utilizando-se de pesquisa quantitativa com o uso do questionário EAEG (Escala de Avaliação de Estilo Gerencial), o qual busca dentre três eixos de avaliação (foco no empregado, na tarefa e flexibilidade entre ambos), determinar que tipo de gestor se evidencia, dadas as suas atitudes, e se o papel do líder existe, dada a capacidade de ser elemento de mudança para os subordinados usando-se de suas atitudes, dadas as peculiaridades do grupo de subordinados, como estabilidade, qualificação acima do necessário para o cargo, entre outros. Os focos no empregado e na tarefa foram cruzados na Grade Gerencial de Black e Mouton, evidenciando um comportamento gerencial em especifico. Conclui com mostra dos resultados parciais, por foco, e analisa sob a luz da realidade da empresa alvo de estudo, cujo objetivo não é financeiro, mas o de prestar um serviço. Aponta para motivos para os resultados, dada a despersonalização do trabalho que em geral atinge o setor público e conclui recomendando o contrário, a internalização do papel do agente público para com a sociedade, que é servir. __________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractLa investigación tiene como objetivo mostrar el estilo de gestión en una empresa pública, con la investigación cuantitativa mediante el cuestionario EAEG (Escala de estilo de gestión), que busca entre las tres áreas de evaluación (se centran en los empleados la tarea y la flexibilidad entre los dos), para determinar qué tipo de gerente es clara, habida cuenta de sus actitudes, y si el papel del líder existe, dada la capacidad de ser un elemento de cambio a sus subordinados con sus actitudes, teniendo en cuenta las peculiaridades de este grupo de subordinados, tales como la estabilidad, calificación superior a la requerida para el puesto, entre otros. Los focos en el empleado y la tarea se cruzaron en el Grid Gerencial Black y Mouton, mostrando un manejo de la conducta gerencial en específico. Se concluye con la muestra de resultados parciales, por enfoque, y examina a la luz de la realidad del objeto de estudio, cuyo objetivo no es financiero, sino de prestar un servicio. Aflecha los motivos de los resultados, dada la despersonalización de trabajo que generalmente afecta a los sectores público y concluye recomendando el contrario, la internalización de la función del servidor público con la sociedad, que es servir.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração de pessoalen
dc.subject.keywordLiderançaen
dc.titleEstilos gerenciais e o serviço público : estudo em empresa pública do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-14T08:26:49Z-
dc.date.available2012-02-14T08:26:49Z-
dc.date.issued2012-02-14T08:26:49Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2900-
dc.language.isoPortuguêsen
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