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Título: Categorias fundamentais de uma política de turismo gastronômico no Brasil : comer é um ato político?
Autor(es): Braga, Melissa Maria Santos
Orientador(es): Zaneti, Tainá Bacellar
Assunto: Turismo
Gastronomia
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: BRAGA, Melissa Maria Santos. Categorias fundamentais de uma política de turismo gastronômico no Brasil: comer é um ato político?. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Ao viajar, o turista precisa valer-se dos serviços de hospitalidade e comensalidade para viabilizar sua estada, independente da motivação de sua viagem. No turismo gastronômico, porém, estes serviços transcendem: o momento da alimentação representa uma oportunidade de contato com o outro, e assim, a gastronomia local torna-se um diferencial representativo da identidade, da cultura e da história daquele território, indo ao encontro do perfil do turista contemporâneo. Por isso, cresce o número de destinos ao redor do globo que buscam desenvolver estratégias para fortalecer a identidade culinária dos seus territórios e promover projetos em que seu patrimônio gastronômico possa exercer uma influência importante na tomada de decisão do turista pelo destino. Mas, para cadeias tão complexas funcionarem de maneira a realmente conservar a natureza e incluir socioeconomicamente as pessoas, e não apenas apresentarem-se como uma retórica banal são necessárias a estruturação e uma fundamentação sólida, que proporcione a participação na tomada de decisões de todos os atores- chave, tanto envolvidos no turismo quanto na gastronomia. A tarefa, portanto, é complexa e demanda mecanismo de aporte para sustentá-la – a política pública. Mas, quais seriam as orientações de uma política que busca desenvolver o turismo gastronômico em uma região? Responder a esse problema necessita entender o processo de criação da política pública e suas características, mais precisamente sua aplicação setorial no turismo com vistas ao desenvolvimento do país, ou seja, compreender os processos do turismo gastronômico como objetivo do Estado para, assim, estabelecer as diretrizes fundamentais que uma política pública deve considerar para desenvolver o turismo gastronômico brasileiro. Políticas públicas de turismo gastronômico aspiram a sustentabilidade e devem ser defensoras dos patrimônios naturais e culturais, legitimando seu valor social, e apoiando a oferta diversificada e legítima, o que significa dizer que devem conseguir gerir a relação dinâmica entre local e global, dando autonomia aos sujeitos dos territórios. Devem pensar no turista e na comunidade receptora igualmente. Devem impulsionar o surgimento de novos atores locais e garantir o poder de escolha à comunidade. E, por fim, devem difundir de forma potente as soluções já encontradas e transformá-las em políticas práticas.
Abstract: When traveling, tourists need to make use of hospitality and commensality services to make their stay feasible, regardless of the motivation of their trip. In gastronomic tourism, however, these services transcend: the moment of food represents an opportunity for contact with the other, and thus, the local gastronomy becomes a representative differential of the identity, culture and history of that territory, meeting with the profile of the contemporary tourist. For this reason, the number of destinations around the globe that seek to develop strategies to strengthen the culinary identity of their territories and to promote projects in which their gastronomic heritage can exert an important influence on the tourist decision-making for the destination grows. However, for such complex chains to function in such a way as to really conserve nature and include people socioeconomically, and not just present themselves as banal rhetoric, structuring and a solid foundation are necessary, which allows participation in decision-making by all stakeholders. key actors, both involved in tourism and gastronomy. The task, therefore, is complex and requires a contribution mechanism to sustain it - public policy. But what are the guidelines of a policy that seeks to develop gastronomic tourism in a region? Responding to this problem needs to understand the process of creating public policy and its characteristics, more precisely its sectoral application in tourism with a view to the development of the country, that is, to understand the processes of gastronomic tourism as an objective of the State to, thus, establish the fundamental guidelines that a public policy must consider in order to develop Brazilian gastronomic tourism. Public gastronomic tourism policies aspire to sustainability and must be defenders of natural and cultural heritage, legitimizing their social value, and supporting the diversified and legitimate offer, which means that they must be able to manage the dynamic relationship between local and global, giving autonomy to subjects of the territories. They must think about the tourist and the receiving community alike. They must encourage the emergence of new local actors and guarantee the community's power of choice. And, finally, they must disseminate the solutions already found in a powerful way and transform them into practical policies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
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