Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28984
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GhleysikellySilvaPassos_tcc.pdf611,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Emendas constitucionais e previdência social : análise das reformas para o serviço público
Autor(es): Passos, Ghleysikelly Silva
Orientador(es): Bataglia, Murilo Borsio
Assunto: Reforma previdenciária
Serviço público
Emendas constitucionais
Previdência social
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: PASSOS, Ghleysikelly Silva. Emendas constitucionais e previdência social: análise das reformas para o serviço público. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das reformas da previdência social no Brasil, feitas por meio de Emendas Constitucionais. A partir de um estudo empírico e por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram analisadas as Emendas Constitucionais número 41 de 2003, 47 de 2005, 70 de 2012, 88 de 2015 e 103 de 2019, aprovadas no governo de Itamar Franco, de Lula, de Dilma Roussef e de Jair Bolsonaro. Foi também analisada a passagem de cada emenda no plenário da câmara dos deputados, e o “jogo político” por trás da aprovação de cada uma, a partir de análise de conteúdo de materiais oficiais e de veículos de comunicação. O foco das análises foram as mudanças que cada Emenda fez no regime dos servidores públicos. Assim problematiza-se: o que as reformas provocaram para os servidores públicos? Como resultado, observa-se que ao longo das reformas, os servidores públicos passaram de um grupo privilegiado em relação à previdência social, para um grupo que entrou em um regime semelhante ao dos servidores privados, perdendo vários direitos antes existentes.
Abstract: This paper presents an analysis of social security reforms in Brazil, made through Constitutional Amendments. Based on an empirical study through bibliographic research of the Constitutional Amendments number 41 of 2003, 47 of 2005, 70 of 2012, 88 of 2015 and 103 of 2019, approved by the government of Itamar Franco, Lula, Dilma Roussef and Jair Bolsonaro. It was also analyzed the passage of each amendment in the plenary of the Chamber of Deputies, and the “political game” behind the approval of each one. The focus of the analyzes was the changes that each Amendment made to the regime of public servants.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.