Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThaisCardosoPereira_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações de poder nos novos modelos de Casa Grande : empregadas domésticas e os velhos senhores de engenho no século XXI
Autor(es): Pereira, Thaís Cardoso
Orientador(es): Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto: Trabalho doméstico
Empregados domésticos
Trabalho escravo
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: PEREIRA, Thaís Cardoso. Relações de poder nos novos modelos de Casa Grande: empregadas domésticas e os velhos senhores de engenho no século XXI. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pretende adentrar na dicotomia entre o público e o privado dentro da discussão acerca do trabalho doméstico no Brasil, bem como as relações de poder presentes que perpetuam as dinâmicas de opressão nos novos casarões do século XXI - as casas dos patrões - e nas novas senzalas - os quartinhos de empregada. Ademais, uma vez que o trabalho doméstico encontra suas raízes em um período de origem escravocrata, esta monografia pretende perceber os traços do colonialismo ainda existentes séculos após a abolição da escravatura. Discutirá também sobre a reverberação da democracia do cuidado aos corpos subalternizados que realizam esta atividade, sendo, em suma, mulheres, negras, matriarcas e provedoras do sustento de seus lares, que são responsáveis pelo cuidado do lar de outrem. Para mobilizar essa discussão abordamos a literatura da Ciência Política acerca da divisão sexual e racial do trabalho e da democracia do cuidado, além de construir esta monografia sob a perspectiva de três conceitos: dororidade apresentado por Vilma Piedade, pretoguês por Lélia Gonzalez e escrevivência por Conceição Evaristo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28974
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.