Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LuisaMaierFlores_tcc.pdf302,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prerrogativas do presidente da Câmara dos Deputados : a relação entre o Executivo e o Legislativo brasileiro durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e o primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro
Autor(es): Flores, Luisa Maier
Orientador(es): Rennó Junior, Lucio Remuzat
Assunto: Governo Dilma Rousseff
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Brasil - política e governo
Câmara dos Deputados - Brasil
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: FLORES, Luisa Maier. Prerrogativas do presidente da Câmara dos Deputados: a relação entre o Executivo e o Legislativo brasileiro durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e o primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro. 2020. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente texto tem como objetivo estudar a relação entre o Executivo e o Legislativo brasileiro durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e o primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro, com foco nas prerrogativas do Presidente da Câmara dos Deputados. Analisando as circunstâncias dos mandatos, os despachos realizados e os projetos aprovados na Câmara dos Deputados durante os mandatos de Eduardo Cunha (PMDB- RJ) e de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidentes da Câmara. O estudo trouxe dados que apontam uma redução dos projetos aprovados com regime de urgência constitucional no governo Bolsonaro em relação ao governo Rousseff; e que mais de 30% dos projetos de autoria do Executivo, nos dois governos, tiveram a sua tramitação desacelerada pelo uso de prerrogativas do presidente da Câmara dos Deputados.
Abstract: This text analyzes the relationship between the Executive and the Brazilian Legislative during President Dilma Rousseff's second term and President Jair Bolsonaro's first year in office, focusing on the prerogatives of the President of the Chamber of Deputies. Analyzing the circumstances of the mandates, the dispatch and the projects approved in the Chamber of Deputies during the term of Eduardo Cunha (PMDB-RJ) and Rodrigo Maia (DEM-RJ) as president of the Chamber. The study brought data that point to a reduction in the projects approved under a constitutional urgency regime in the Bolsonaro government in relation to the Rousseff government; and that more than 30% of the projects authored by the Executive, in both governments, had their processing slowed down by the use of the prerogatives of the president of the Chamber of Deputies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.