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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorSalles, Waléria Dávia Costa-
dc.identifier.citationSALLES, Waléria Dávia Costa. Para uma crítica da literatura no ensino de francês: um estudo de caso. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objeto de estudo a literatura no Plano Pedagógico de Curso (PPC) do bacharelado em Língua Francesa e Respectiva Literatura da Universidade de Brasília. O objetivo principal é investigar questões relacionadas ao ensino de literatura observando aspectos ideológicos, culturais, históricos e sociais que possam explicar a centralidade da literatura proveniente da França no âmbito da graduação. Para tanto, fez-se um levantamento de bibliografias atuais de pesquisadores da área, mas também de teóricos já estabelecidos na perspectiva anticolonial adotada. A fim de aprofundar o debate sobre as questões colocadas, coletou-se a opinião de discentes e do coordenador do bacharelado. Intentando oferecer uma alternativa emancipadora ao ensino de literatura em língua francesa, optou-se por apresentar o projeto de extensão En Classe et En Scène, vinculado à Universidade de Brasília, como estudo de caso no intuito de verificar o valor e a relevância dessa abordagem a partir da experiência do coletivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura francesapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Letras Francêspt_BR
dc.subject.keywordLíngua francesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titlePara uma crítica da literatura no ensino de francês : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T11:30:14Z-
dc.date.available2021-10-20T11:30:14Z-
dc.date.submitted2020-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28967-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract3Cette recherche a comme objet d’étude la littérature dans le Plan Pédagogique de Cours (PPC) du niveau supérieur en Langue Française et Respective Littérature de l’Université de Brasília. L’objectif principal est d'enquêter sur des questions liées à l’enseignement de littérature en observant des aspects idéologiques, culturels, historiques et sociaux qui peuvent expliquer la centralité de la littérature d’origine française dans le cadre de la diplomation. Pour réussir à tel objectif, on a consulté des bibliographies actuelles de chercheurs du domaine, mais aussi de théoriciens déjà établis dans la perspective anticoloniale choisie. Afin d’approfondir le débat sur les questions soulevées, l’avis des étudiants et du coordinateur du cours ont été recueillis. Dans le but d’offrir une alternative émancipatrice à l’enseignement de la littérature de langue française, on a présenté le projet d’extension En Classe et En Scène, lié à l’Université de Brasília, comme étude de cas afin de vérifier la valeur et la pertinence de cette approche de l'expérience collective.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Francês



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