Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | - |
dc.contributor.author | Salles, Waléria Dávia Costa | - |
dc.identifier.citation | SALLES, Waléria Dávia Costa. Para uma crítica da literatura no ensino de francês: um estudo de caso. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objeto de estudo a literatura no Plano Pedagógico de Curso
(PPC) do bacharelado em Língua Francesa e Respectiva Literatura da Universidade de
Brasília. O objetivo principal é investigar questões relacionadas ao ensino de literatura
observando aspectos ideológicos, culturais, históricos e sociais que possam explicar a
centralidade da literatura proveniente da França no âmbito da graduação. Para tanto, fez-se
um levantamento de bibliografias atuais de pesquisadores da área, mas também de teóricos já
estabelecidos na perspectiva anticolonial adotada. A fim de aprofundar o debate sobre as
questões colocadas, coletou-se a opinião de discentes e do coordenador do bacharelado.
Intentando oferecer uma alternativa emancipadora ao ensino de literatura em língua francesa,
optou-se por apresentar o projeto de extensão En Classe et En Scène, vinculado à
Universidade de Brasília, como estudo de caso no intuito de verificar o valor e a relevância
dessa abordagem a partir da experiência do coletivo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura francesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Letras Francês | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua francesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Para uma crítica da literatura no ensino de francês : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T11:30:14Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T11:30:14Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28967 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche a comme objet d’étude la littérature dans le Plan Pédagogique de Cours (PPC)
du niveau supérieur en Langue Française et Respective Littérature de l’Université de Brasília.
L’objectif principal est d'enquêter sur des questions liées à l’enseignement de littérature en
observant des aspects idéologiques, culturels, historiques et sociaux qui peuvent expliquer la
centralité de la littérature d’origine française dans le cadre de la diplomation. Pour réussir à tel
objectif, on a consulté des bibliographies actuelles de chercheurs du domaine, mais aussi de
théoriciens déjà établis dans la perspective anticoloniale choisie. Afin d’approfondir le débat
sur les questions soulevées, l’avis des étudiants et du coordinateur du cours ont été recueillis.
Dans le but d’offrir une alternative émancipatrice à l’enseignement de la littérature de langue
française, on a présenté le projet d’extension En Classe et En Scène, lié à l’Université de
Brasília, comme étude de cas afin de vérifier la valeur et la pertinence de cette approche de
l'expérience collective. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Francês
|