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Título: Monitoramento estrutural de mecanismo de compressor através de resposta dinâmica
Autor(es): Guenka, Tomé Seichi da Nóbrega
Orientador(es): Machado, Marcela Rodrigues
Assunto: Materiais - fadiga
Máquinas rotativas
Deformações e tensões
Compressores
Data de apresentação: 19-Nov-2019
Data de publicação: 19-Out-2021
Referência: GUENKA, Tomé Seichi da Nóbrega. Monitoramento estrutural de mecanismo de compressor através de resposta dinâmica. 2019. 83., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta três modelos semi-analíticos de mecanismos biela manivela empregados em compressores alternativos, sendo um saudável e outros dois danificados. Considerou-se o torque de um motor assíncrono e ciclo de pressão de compressão como forçamentos. Os tipos de danos aplicados foram uma trinca e não homogeneidade de distribuição de massa. O modelo com trinca utilizou elementos finitos rígidos e a não homogeneidade de massa foi incluída pela variação de propriedades do componente afetado. Diferentes níveis de dano foram implementados e as respostas dinâmicas dos sistemas danificados foram comparadas com a resposta do sistema saudável por meio de índices de dano. A presença de trinca, assim como a distribuição não homogênea de massa acarretou em variações de resposta na aceleração e velocidade dos componentes em comparação com o sistema saudável submetido aos mesmos forçamentos. Os índices de dano utilizados não foram adequados para identificação da presença de dano.
Abstract: This work presents three semi-analytical models for crank-slider mechanims employed in reciprocating compressors, one being healthy and the other two damaged. Both assincronous motor torque and compression cicle pressure were considered in such models. The damage types studied were crack presence and non-homogeneous mass distribution in machine components. The cracked model was based on rigid finite element method and mass non-homogeneity was included through property variation of the affected part. Different damage levels were evaluated and the dynamic response of the damaged models was compared with that of the healthy models using damage indexes. Crack presence, as well as mass non-homogeneity incurred in response variations on the mechanism components acceleration and velocity in comparison with the healthy model when subjeted to the same forces. The used damage indexes were innapropriate for the evaluation of damage presence.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
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