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https://bdm.unb.br/handle/10483/28961
Título: | Monitoramento estrutural de mecanismo de compressor através de resposta dinâmica |
Autor(es): | Guenka, Tomé Seichi da Nóbrega |
Orientador(es): | Machado, Marcela Rodrigues |
Assunto: | Materiais - fadiga Máquinas rotativas Deformações e tensões Compressores |
Data de apresentação: | 19-Nov-2019 |
Data de publicação: | 19-Out-2021 |
Referência: | GUENKA, Tomé Seichi da Nóbrega. Monitoramento estrutural de mecanismo de compressor através de resposta dinâmica. 2019. 83., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho apresenta três modelos semi-analíticos de mecanismos biela manivela empregados
em compressores alternativos, sendo um saudável e outros dois danificados. Considerou-se o torque de
um motor assíncrono e ciclo de pressão de compressão como forçamentos. Os tipos de danos aplicados
foram uma trinca e não homogeneidade de distribuição de massa. O modelo com trinca utilizou
elementos finitos rígidos e a não homogeneidade de massa foi incluída pela variação de propriedades
do componente afetado. Diferentes níveis de dano foram implementados e as respostas dinâmicas
dos sistemas danificados foram comparadas com a resposta do sistema saudável por meio de índices
de dano. A presença de trinca, assim como a distribuição não homogênea de massa acarretou em
variações de resposta na aceleração e velocidade dos componentes em comparação com o sistema
saudável submetido aos mesmos forçamentos. Os índices de dano utilizados não foram adequados
para identificação da presença de dano. |
Abstract: | This work presents three semi-analytical models for crank-slider mechanims employed in reciprocating
compressors, one being healthy and the other two damaged. Both assincronous motor torque
and compression cicle pressure were considered in such models. The damage types studied were crack
presence and non-homogeneous mass distribution in machine components. The cracked model was
based on rigid finite element method and mass non-homogeneity was included through property variation
of the affected part. Different damage levels were evaluated and the dynamic response of the
damaged models was compared with that of the healthy models using damage indexes. Crack presence,
as well as mass non-homogeneity incurred in response variations on the mechanism components
acceleration and velocity in comparison with the healthy model when subjeted to the same forces.
The used damage indexes were innapropriate for the evaluation of damage presence. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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