Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castanho, Carla Denise | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Gabriel F. B. | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Gabriel F. B. A importância da sincronia visual-tátil para a
manutenção da ilusão de propriedade corporal em ambientes de realidade virtual. 2021. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado de realidade virtual e seus usos vem crescendo muito nos últimos anos. O
acesso a um dispositivo dessa tecnologia está se tornando bastante acessível e, portanto,
garantir uma boa experiência nos ambientes de realidade virtual é de interesse tanto
da indústria como da comunidade científica. Nesse contexto, o estudo sobre a ilusão
de propriedade corporal em ambientes virtuais, independente do seu propósito, tem se
tornado cada vez mais relevante. A análise dos fatores que influenciam a resiliência
dessa ilusão é uma tarefa que deve ser realizada minuciosamente até que se encontre
um limiar aceitável e confiável. Assim, esse trabalho estuda dois tipos de quebra da
expectativa, ou assincronias, de estímulos visual-táteis com o objetivo de compreender
melhor o ponto de interrupção da ilusão. Para essa compreensão, voluntários foram
convidados a participar de um experimento em realidade virtual. Inicialmente, elaborou-
se um ambiente virtual de modo que garanta a ilusão para os voluntários do experimento.
Em seguida, foram inseridos algumas assincronias visual-táteis ao longo da experiência.
A maioria dos voluntários não reportaram uma interrupção da ilusão nos pontos em que
houveram as quebras de expectativa. Ao final da análise dos dados coletados, notou-se que
a resiliência da ilusão é maior do que se imaginava e é resistente a quebras de expectativa
ao ponto de se conjecturar que acontece um descarte ou racionalização alternativa do
que está se experienciando para lidar com a discrepância entre os estímulos sensoriais
recebidos e os estímulos sensoriais esperados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propriedade corporal | pt_BR |
dc.title | A importância da sincronia visual-tátil para a manutenção da ilusão de propriedade corporal em ambientes de realidade virtual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T01:49:59Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T01:49:59Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28955 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Virtual Reality technology, and its uses, has seen a great growth in the latest years. Access
to this tech is also becoming even cheaper and easier. Therefore, guaranteeing a good
experience in virtual reality is of interest to both industry and the scientific community.
Because of that, there has been an increase in interest about understanding the body
ownership illusion. Thus, analysis of the factors that plays a role in its resilience is a
task that demands careful work until a reliable and trustworthy threshold is found. This
research evaluates two types of visual-tactile breaches of expectations, or, visual-tactile
asynchronies. This is done to better understand the limits of the illusion. First, a virtual
environment was designed to induce the volunteers into the illusion in such a way that it
is guaranteed. Following that, some visual-tactile asynchronies were inserted throughout
the experiment. The majority of volunteers did not report any interruption of the illusion
where it was expected to happen, i.e., where asynchronies were purposefully added in a
try to break the illusion. Analyzing the collected data, it was possible to conclude that
the body ownership illusion is stronger than anticipated. It is so strong, in fact, that
it is conjectured that there is some sort of alternative rationalization happening in the
volunteers’ mind to make sense of the mismatches between the expected sensory inputs
and the actual ones. Or, at least, something similar to this effect. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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