Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28953
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuisaSinzkerFantin_tcc.pdf603,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: LambdaTransformer : uma solução para o tratamento de Expressões Lambda no JimpleFramework
Autor(es): Fantin, Luisa Sinzker
Orientador(es): Almeida, Rodrigo Bonifácio de
Assunto: Java (Linguagem de programação de computador)
Expressões lambda
Data de apresentação: 9-Jun-2021
Data de publicação: 19-Out-2021
Referência: FANTIN, Luisa Sinzker. LambdaTransformer: uma solução para o tratamento de Expressões Lambda no JimpleFramework. 2021. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Análise de fluxo de dados é um tipo de análise estática que permite a coleta de informações sobre o comportamento dos dados de um programa em tempo de execução sem que esse código seja executado. Isso é feito com o uso de ferramentas como Grafos de Controle de Fluxo, CFG, uma representação de programa que facilita a visualização do comportamento do código e o desenvolvimento de análises. Códigos Java possuem bytecode baseado em pilha o que torna a criação de CFGs mais difícil. Frameworks como o Soot utilizam Representações Intermediárias, RIs, com estruturas mais amigáveis a criação do CFGs e escrita de análises para analisar códi- gos Java. O Jimple Framework implementa sua própria versão de Jimple, a principal RI de Soot, utilizando a linguagem de meta-programação Rascal com o intuito de tornar a escrita de análises menos verbosas em comparação ao Soot. A descompilação de bytecode Java da origem a código Jimple que pode passar por refinamentos com o intuito de tornar o código mais legível ou simplificar a realização de alguma análise. A partir de Java 8, expressões lambda foram introduzidas a linguagem, essas expressões são traduzidas em bytecodecomo instruções invoke- dynamic. Como todas as instruções presentes no bytecode Java, o Jimple Framework deve oferecer ferramentas que permitam a realização de análises estáticas, como análise de fluxo de dados, em códigos que possuam instruções esse tipo, porém esse tipo de instrução faz uso de ferramentas dentro da JVM que escondem o caminho dos dados, dessa forma impossibilitando a análise de fluxo e criação do CFG. O Jimple Framework deve refinar código Jimple para per- mitir análises de códigos com esse tipo de instruções. Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento do LambdaTransformer um módulo do Jimple Framework capaz de transfor- mar instruções invokedynamic em invokestatic com o uso de funções de travessia de árvore e casamento de padrões.
Abstract: Dataflow analysis is a type of static analysis that allows gathering information about the behav- ior of a program’s data at runtime without executing the code. This is done using tools such as Control Flow Graphs, CFG, a program representation that facilitates the visualization of code behavior and the development of analysis. Java code has stack-based bytecode which makes CFG creation more difficult, sometimes impossible. Frameworks like Soot use Intermediate Representations, IRs, with more user-friendly structures for creating CFGs and writing analyzes to analyze Java code. Jimple Framework implements its own version of Jimple, Soot’s main IR, using the Rascal meta-programming language in order to make writing analysis less verbose compared to Soot. The decompilation of Java bytecode creates a Jimple code that can undergo refinements in order to make the code more readable or simplify performing some analysis. As of Java 8, lambda expressions were introduced to the language, these expressions are translated into bytecode as invokedynamic instructions. Like all instructions present in Java bytecode, Jim- ple Framework must offer tools that allow static analysis, such as data flow analysis, in codes that have instructions of this type, but this type of instruction makes use of tools within the JVM that hide the data flow, thus making flow analysis and CFG creation impossible. The Jim- ple Frameworkmust refine the Jimple code to allow code parsing with this type of instructions. This work describes the process of developing LambdaTransformer, a Jimple Framework mod- ule capable of transforming invokedynamic instructions into invokestatic instructions using tree traversal and pattern matching functions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.