Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fiuza, Gisela Demo | - |
dc.contributor.author | Enes, Yuri de Souza Odaguiri | - |
dc.identifier.citation | ENES, Yuri de Souza Odaguiri. Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais. 2021. 161 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As redes sociais se tornaram realidade constante no cotidiano tanto de organizações
quanto da população, bem como temática de destaque na literatura internacional.
Durante o contexto de pandemia, a utilização das redes sociais se tornou ainda mais
intensa, considerando a necessidade de isolamento social e os esforços organizacionais
para manter contato com o consumidor. Nesse cenário, as organizações valeram-se cada
vez mais de estratégias próprias do marketing de relacionamento e do Customer
Relationship Management (CRM), de modo a construir e manter relacionamentos de
longo prazo com seus clientes, para promover sua satisfação e lealdade. Considerando
tais aspectos, o presente estudo se propôs a estudar o relacionamento dos usuários com
as redes sociais. Para tal, buscou-se obter evidências de validade, por meio de um
estudo multi-método, para uma escala que mensurasse esse relacionamento,
denominada ERC Redes Sociais, dado que a literatura possuía uma lacuna no que tange
a escalas de mensuração do relacionamento no contexto de redes sociais. Com vistas a
proporcionar maior embasamento teórico para o desenvolvimento do estudo,
realizaram-se revisões sistemáticas, com análises bibliométricas, da literatura
internacional, entre 2015 e 2020, nas temáticas de redes sociais e marketing de
relacionamento/CRM. Ademais, a fim de desenvolver a ERC Redes Sociais, procedeuse à etapa qualitativa do estudo, com a realização de entrevistas, análise de juízes,
análise semântica e pré-teste, resultando em uma versão preliminar do instrumento. Em
seguida, na etapa quantitativa, de modo a obter indícios de validação, realizou-se a
análise fatorial exploratória da escala, prosseguindo-se à análise fatorial confirmatória,
contando com uma amostra de 602 respondentes. Assim, identificaram-se evidências de
confiabilidade, validade interna, de construto e de conteúdo, seguindo pressupostos
indicados na literatura. Em complemento, investigou-se a percepção de usuários em
relação aos aspectos essenciais para a criação e manutenção de um relacionamento com
uma rede social, bem como se avaliou o índice de satisfação com as redes sociais dos
usuários pesquisados. Enquanto principais resultados, destacam-se a construção e
validação da ERC Redes Sociais, bem como a identificação dos fatores Lealdade,
Conteúdo e Interação como aspectos fundamentais para o relacionamento de usuários
com redes sociais, além de um índice de satisfação de 35%. Dessa forma, alcançaram-se
os objetivos do estudo, contribuindo com as pesquisas do campo de marketing de
relacionamento, CRM e redes sociais, e auxiliando na tomada de decisões gerenciais a respeito da temática, assim como colaborando para o aprimoramento de experiências
dos usuários em redes sociais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line - comportamento de usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | CRM (Custumer Relationship Management) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T18:06:52Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T18:06:52Z | - |
dc.date.submitted | 2021-03-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28948 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|