Título: | Nível de conhecimento em educação financeira : um estudo sobre o desempenho dos estudantes do Distrito Federal participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira |
Autor(es): | Braga, Jussara Jackeline |
Orientador(es): | Botelho, Ducineli Régis |
Assunto: | Educação financeira Estudantes Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 30-Jun-2020 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | BRAGA, Jussara Jackeline. Nível de conhecimento em educação financeira: um estudo sobre o desempenho dos estudantes do Distrito Federal participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Ao longo da vida, são recorrentes as situações em que os indivíduos precisam tomar decisões
financeiras, as quais podem gerar mais benefícios àqueles que são educados financeiramente.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o nível de conhecimento em educação financeira
dos estudantes do Distrito Federal participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação
Financeira. Para tanto, a amostra contou com o total de 687 estudantes dos ensinos fundamental
e médio, distribuídos por gênero, nível – de acordo com o ano cursado pelo aluno – e rede de
ensino. Os dados, obtidos por meio das provas aplicadas em todas as fases e níveis, foram
analisados via análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se melhor desempenho
entre alunos do gênero masculino, entre os participantes do nível IV e entre estudantes da rede
particular de ensino. Quanto aos conteúdos abordados, percebeu-se menor índice de acertos nas
questões que exigiram domínio das operações básicas matemáticas. Observou-se ainda que a
complexidade dos conteúdos em cada nível é acompanhada pela bagagem de conhecimento
trazida pelos estudantes. Em relação à distribuição dos conteúdos por categorias e
subcategorias, a maior parcela tratou de aspectos individuais da vida financeira, especialmente
sobre consumo. No geral, considerando-se o número de acertos e erros, concluiu-se que, o nível
de conhecimento em educação financeira dos estudantes do Distrito Federal é baixo. |
Abstract: | Situations in which individuals make financial decisions are recurring throughout life. These
decisions can provide more benefits for those who are financially educated. This research aims
to analyze the level of financial education knowledge of students from Distrito Federal that
participated in the 1st Brazilian Financial Education Olympiad. To reach this goal, the sample
had a total of 687 students from elementary and high school, distributed by gender, level –
according to the grade attended by the student – and education network. The data, which were
collected through tests applied in all phases and levels, were studied via content analysis. The
results reveal a better performance among male students, in level IV, and among students from
private schools. A lower rate of correct answers was found in the questions that required
mastery of basic mathematical operations. We could also observe that the complexity of the
content at each level is accompanied by the knowledge brought by the students. Regarding the
distribution of content by categories and subcategories, most of them dealt with individual
aspects of financial life, especially about consumption. Therefore, considering the right and
wrong answers, we can conclude that the level of financial education knowledge of students in
Distrito Federal is low. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.