Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JussaraJackelineBraga_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de conhecimento em educação financeira : um estudo sobre o desempenho dos estudantes do Distrito Federal participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira
Autor(es): Braga, Jussara Jackeline
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Educação financeira
Estudantes
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 30-Jun-2020
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: BRAGA, Jussara Jackeline. Nível de conhecimento em educação financeira: um estudo sobre o desempenho dos estudantes do Distrito Federal participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Ao longo da vida, são recorrentes as situações em que os indivíduos precisam tomar decisões financeiras, as quais podem gerar mais benefícios àqueles que são educados financeiramente. A presente pesquisa tem por objetivo analisar o nível de conhecimento em educação financeira dos estudantes do Distrito Federal participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. Para tanto, a amostra contou com o total de 687 estudantes dos ensinos fundamental e médio, distribuídos por gênero, nível – de acordo com o ano cursado pelo aluno – e rede de ensino. Os dados, obtidos por meio das provas aplicadas em todas as fases e níveis, foram analisados via análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se melhor desempenho entre alunos do gênero masculino, entre os participantes do nível IV e entre estudantes da rede particular de ensino. Quanto aos conteúdos abordados, percebeu-se menor índice de acertos nas questões que exigiram domínio das operações básicas matemáticas. Observou-se ainda que a complexidade dos conteúdos em cada nível é acompanhada pela bagagem de conhecimento trazida pelos estudantes. Em relação à distribuição dos conteúdos por categorias e subcategorias, a maior parcela tratou de aspectos individuais da vida financeira, especialmente sobre consumo. No geral, considerando-se o número de acertos e erros, concluiu-se que, o nível de conhecimento em educação financeira dos estudantes do Distrito Federal é baixo.
Abstract: Situations in which individuals make financial decisions are recurring throughout life. These decisions can provide more benefits for those who are financially educated. This research aims to analyze the level of financial education knowledge of students from Distrito Federal that participated in the 1st Brazilian Financial Education Olympiad. To reach this goal, the sample had a total of 687 students from elementary and high school, distributed by gender, level – according to the grade attended by the student – and education network. The data, which were collected through tests applied in all phases and levels, were studied via content analysis. The results reveal a better performance among male students, in level IV, and among students from private schools. A lower rate of correct answers was found in the questions that required mastery of basic mathematical operations. We could also observe that the complexity of the content at each level is accompanied by the knowledge brought by the students. Regarding the distribution of content by categories and subcategories, most of them dealt with individual aspects of financial life, especially about consumption. Therefore, considering the right and wrong answers, we can conclude that the level of financial education knowledge of students in Distrito Federal is low.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.