Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiovannaMunizXavier_tcc.pdf732,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidenciação da responsabilidade social : uma análise da distribuição do valor adicionado nos Bancos Públicos do Brasil
Autor(es): Xavier, Giovanna Muniz
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Contabilidade
Responsabilidade social
Sustentabilidade - economia
Indicadores econômicos
Bancos públicos
Economia brasileira
Data de apresentação: 5-Dez-2020
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: XAVIER, Giovanna Muniz. Evidenciação da responsabilidade social: uma análise da distribuição do valor adicionado nos Bancos Públicos do Brasil. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Demonstração do Valor Adicionado exerce um papel de grande importância dentro da contabilidade social e na intersecção entre os indivíduos e as empresas. Além de um indicador econômico que demonstra a sustentabilidade das grandes corporações, a DVA promove uma visão macrossistêmica de como há distribuição da riqueza gerada pelas companhias e como essa riqueza é retornada para a sociedade e principalmente para a região ao qual a companhia está sediada, observa-se que, a instalação de grandes empresas principalmente no território brasileiro impacta diretamente o funcionamento das cidades e a vida da população. Dessa forma, considerando o sistema bancário e a grande representatividade na economia brasileira, o estudo teve como objetivo mapear, analisar e descrever como foi distribuído a riqueza gerada por todos os bancos comerciais públicos regulados pelo BC e com ações negociadas na B3. Ao todo foram analisadas 9 instituições bancárias públicas, nos exercícios dos anos de 2015 a 2019 e segregadas as informações de maneira percentual divididas em 4 segmentos: Pessoal, Governos, Terceiros e Acionistas. Conclui-se com o estudo que, a maior alocação do valor adicionado é direcionada para o Pessoal ( funcionários), seguidos de Governos, Acionistas e Terceiros nessa ordem. Constatou-se com o estudo que, há grande remuneração de impostos por meio da atuação dos bancos públicos e que, há necessidade de nos próximos estudos, entender se a riqueza gerada e alocada para o Governo tem sido de fato investida na população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.