Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28934
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RuitterMarquesCrisostomo_tcc.pdf655,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorConke, Leonardo Silveira-
dc.contributor.authorCrisóstomo, Ruitter Marques-
dc.identifier.citationCRISÓSTOMO, Ruitter Marques. Risco e confiança: uma comparação entre marketplaces nacionais e internacionais. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO marketplace é um modelo de negócio ainda recente no Brasil, mas que vem apresentando um crescimento acelerado nos últimos anos. Pode ser definido como um modelo de negócio que permite a diversos vendedores ofertarem seus produtos e serviços dentro de uma plataforma mantida por um intermediário. Nesse mercado o consumidor brasileiro tem acesso a empresas nacionais e internacionais, que podem provocar diferentes experiências de compras. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo comparar as percepções de confiança e risco entre marketplaces nacionais e internacionais (cross border). Para isso, foi conduzido uma pesquisa survey com consumidores que fizeram pelo menos uma compra online no período de 03/2020 a 03/2021. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online e obteve um total de 127 respostas. Os resultados mostraram que os participantes percebem maior confiança e menor risco nos marketplaces nacionais do que nos marketplaces internacionais. Também foi possível verificar que um número considerável de participantes afirmaram nem conhecer os marketplaces internacionais. Diante disso, é importante que as empresas se esforcem a fim de aumentar o reconhecimento da marca entre os consumidores brasileiros e conquistar maior espaço no seu mercado de atuação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordModelo de negóciospt_BR
dc.subject.keywordE-commercept_BR
dc.subject.keywordComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.keywordComércio internacionalpt_BR
dc.subject.keywordVendaspt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.titleRisco e confiança : uma comparação entre marketplaces nacionais e internacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T13:24:50Z-
dc.date.available2021-10-18T13:24:50Z-
dc.date.submitted2021-05-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28934-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.