Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NghiemQuangMinh_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante-
dc.contributor.authorMinh, Nghiêm Quang-
dc.identifier.citationMINH, Nghiêm Quang. Análise comparativa entre os sistema de transporte público coletivo de Brasília e Hanói: a percepção do usuário. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNessa monografia é apresentada tem um objetivo de analisar multicritério de apoio à decisão comparativa da qualidade dos sistemas de transporte público coletivo de Brasília – Brasil e Hanói – Vietnã, sob a percepção dos usuários dos respectivos sistemas. Os conceitos discutidos foram sobre sistema de transporte, mobilidade urbana e sistema de transporte, além de usabilidade, benchmarking, brainstorming e grupo focal. Para captação da percepção dos colaboradores, foi feito um questionário eletrônico que contou com 171 respostas em Brasília-DF, sendo 155 válidas e 72 resposta em Hanói, sendo 71 válidas. Para que os questionamentos fossem. Para que os questionamentos fossem validados, foram realizadas quatro sessões de brainstorming, com pesquisadores na área de transporte público e gestores financeiro da área de transporte público . Posteriormente, foi realizado um grupo focal, que juntou a academia e a instituição, para que os dados fossem validados. Ao final, quatro grandes critérios foram definidos, sendo eles: suporte dentro do veículo, trânsito, e ponto de espera do veículo, tecnologia de informação e comunicação, conforto para passageiro, poluição de ambiente, acessibilidade e segurança e infraestrutura e oração. Na análise dos dados, foi utilizado o software MyMCDA/MAMADecisão que transforma dados qualitativos em quantitativos, onde foi possível identificar que os critério ''Suporte dentro do Veículo'' e “Acessibilidade e Segurança” foi o mais bem avaliado, demonstrando ser o fator mais importante para o sistema de transporte público, na visão dos respondentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordBenchmarking (Administração)pt_BR
dc.subject.keywordBrainstormingpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre os sistema de transporte público coletivo de Brasília e Hanói : a percepção do usuáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T13:21:47Z-
dc.date.available2021-10-18T13:21:47Z-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28933-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this monograph is to analyze multicriteria in support of the comparative decision on the quality of public transport systems in Brasília - Brazil and Hanoi - Vietnam, under the perception of the users of the respective systems. The concepts discussed were about transport system, urban mobility and transport system, in addition to usability, benchmarking, brainstorming and focus group. To capture the perception of employees, an electronic questionnaire was made, which had 171 responses in Brasília-DF, of which 155 were valid and 72 responses in Hanoi, 71 of which were valid. So that the questions were. In order for the questions to be validated, four brainstorming sessions were held, with researchers in the area of public transport and financial managers in the area of public transport. Subsequently, a focus group was carried out, which brought together the academy and the institution, so that the data could be validated. At the end, four major criteria were defined, namely: support inside the vehicle, traffic, and vehicle waiting point, information and communication technology, passenger comfort, environmental pollution, accessibility and security and infrastructure and prayer. of the data, the MyMCDA / MAMADecisão software was used, which transforms qualitative data into quantitative ones, where it was possible to identify that the criteria '' Support within the Vehicle '' and “Accessibility and Security” was the best evaluated, proving to be the most important factor for the public transport system, in the view of the respondents.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.