Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lustosa, Paulo Roberto Barbosa | - |
dc.contributor.author | Castro, Débora Pinto de | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Débora Pinto de. Motivação e desempenho: análise empírica no mercado de capitais do Brasil. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na psicologia organizacional existe a premissa de que trabalhadores mais motivados produzem
mais e, consequentemente, melhoram o desempenho da empresa. O presente estudo tem por
objetivo verificar empiricamente a relação existente entre a motivação dos empregados,
mensurada pelo índice de rotatividade (turnover), e o desempenho de mercado das empresas,
medido pelo retorno das ações. Para isso, utilizou-se técnica de regressão linear e foram
coletados dados de demonstrações contábeis e informações de movimentação de empregados
constantes na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), além de dados econômicos e de
mercado. A amostra foi composta por empresas negociadas no mercado de capitais brasileiro,
excluindo-se as empresas financeiras, referente ao período entre 2004 a 2017. Os resultados
obtidos suportam a hipótese central desta pesquisa indicando que há relação inversa entre o
desempenho de mercado da empresa e a desmotivação dos funcionários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho ocupacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de capitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rotatividade de pessoal | pt_BR |
dc.title | Motivação e desempenho : análise empírica no mercado de capitais do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:48:24Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T18:48:24Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28912 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In organizational psychology there is an assumption that motivated employees result in better
performance for both themselves and their organization. This study aims to verify empirically the
relation between employee motivation, measured by annual worker’s turnover, and the market
performance of the firm, measured by the stockholders’ return. We used multivariate linear
regression technique. Data for the independent variable of interest were collected in IBGE, through
the annual list of social information (RAIS). Market and accounting control variables were collected
in Brazilian Security Commission. The sample was composed by companies publicly traded in the
Brazilian capital market, excluding the financial ones, from 2004 to 2017. The findings show strong
evidence to support the central research hypothesis, that there is inverse relation between companies’
market performance and employees’ demotivation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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