Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DanielJoseSousa.pdf533,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação financeira de empresas : um estudo sobre o desempenho dos bancos estaduais.
Autor(es): Sousa, Daniel José de
Orientador(es): Oliveira, Wolney Resende de
Assunto: Avaliação de empresas
Análises de balanços
Avaliação de risco
Bancos - concorrência
Privatização
Banco do Brasil
Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (Brasil)
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: SOUZA, Daniel José de. Avaliação financeira de empresas: um estudo sobre o desempenho dos bancos estaduais. 2010. 66 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O papel dos bancos estaduais no Brasil, talvez tenha sido de grande importância na disseminação do desenvolvimento regional e no apoio ao crescimento das regiões de atuação. No entanto, ao longo dos anos, sobretudo nas décadas de 80 e 90 do século passado, estas empresas sofreram com as políticas econômicas, ingerências políticas, programas de reestruturação da atividade bancária e de redução da presença do estado nesta área, e com as privatizações. Isto suscitou o interesse pelo estudo histórico dos fatos ocorridos e de causas e conseqüências que ocasionaram nas incorporações, por grupos maiores, privatização e liquidação destas empresas, causas e conseqüências estas que foram motivo de muitas críticas, sobretudo dos órgãos reguladores do setor. Muitos estudiosos, críticos e políticos também criticam a manutenção de empresas bancárias pelo governo, e até mesmo de empresas de outros segmentos e setores. Estas críticas visam defender a atuação do Estado (representado e exercido pelo governo) focada nas principais atividades de governo que muitos consideram como sendo educação, saúde e segurança. Alheio aos aspectos políticos e conjunturais, estas empresas são passíveis de avaliação e análise, pois, também visam o lucro e o aumento de riqueza para seus acionistas. Neste ponto é importante enfatizar a importância da análise destas empresas e do seu desempenho relativamente aos concorrentes. Através da análise dos balanços dos bancos estaduais, este trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho dos mesmos frente a seus concorrentes. A conclusão que se chegou foi que em termos de desempenho, os bancos estaduais estão em posições de destaque frente a seus concorrentes, mostrando um bom desempenho para o conjunto de índices analisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2891
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons