Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28893
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FelipeLopesVasconcelos_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rastreamento de contatos : ação básica para investigação de casos e rastreamento de contatos para doenças transmissíveis
Autor(es): Vasconcelos, Felipe Lopes
Orientador(es): Carvalho, Jonas Lotufo Brant de
Assunto: Epidemias
Epidemiologia
Data de apresentação: 10-Jun-2021
Data de publicação: 13-Out-2021
Referência: VASCONCELOS, Felipe Lopes. Rastreamento de contatos: ação básica para investigação de casos e rastreamento de contatos para doenças transmissíveis. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O rastreamento de contatos é uma estratégia essencial para o combate de epidemias, visto que tem o potencial de visualizar e interromper as cadeias de transmissão. No entanto, só apresenta resultados eficazes com um conjunto de ações relacionadas, como testagem robusta, investigação eficiente, monitoramento de casos e contatos, entre outros. Diante disso, o presente trabalho foi realizado com a finalidade de evidenciar a importância do tema e de contribuir para este tipo de literatura ainda pouco explorada na língua portuguesa, detalhando os principais pontos para a realização do processo. O estudo consistiu na coleta e na análise de documentos nacionais e internacionais quanto à aplicação de estratégias no rastreamento de contatos e no detalhamento da disponibilização, implementação e uso da ferramenta Go.Data neste contexto. Como resultado da pesquisa, ficou clara a importância das tecnologias em saúde associadas a estratégias fundamentadas e testadas no auxílio ao combate a surtos e a epidemias. Portanto, como contribuição para as instituições de saúde e interessados no tema, está disponível neste documento um guia de implementação de rastreamento de contatos, com etapas elencadas para a execução da estratégia e a possibilidade de adaptação para todos os agravos transmissíveis. Além disso, também está acessível o domínio de uma tecnologia gratuita adaptada a diferentes fluxos de saúde, como opção para auxílio no enfrentamento de agravos.
Abstract: Contact tracing is an essential strategy for fighting against epidemics, whereas it has the potential to notice and interrupt transmission chains. However, this only presents effective results associated with a set of related actions such as robust testing, efficient investigation, monitoring of cases and contacts and others. In view of this, the present study was produced with the purpose of highlighting the importance of the theme and contributing to this type of literature that is still little researched in Portuguese language, detailing the main points for carrying out the process. The study consisted of collecting and analyzing national and international documents related to the application of contact tracking strategies and detailing the availability, implementation and use of the Go.Data tool in this context. As a result of the research, it became clear the importance of health technologies associated with well-founded and tested strategies to help fight outbreaks and epidemics. Therefore, as a contribution to health institutions and people interested in the topic, an implementation guide for tracking contacts is available in this document, with the steps listed for the execution of the strategy and the possibility of adaptation for any communicable diseases. In addition, a free technology domain is also available that can be adapted to different flows as an option to help tackle public health problems.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.