Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28882
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroFerreiraMendes_tcc.pdf275,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores físicos e biológicos na recuperação de áreas degradadas : uma revisão da literatura
Autor(es): Mendes, Pedro Ferreira
Orientador(es): Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Assunto: Degradação ambiental
Preservação ambiental
Sustentabilidade
Recuperação florestal
Indicadores (Biologia)
Data de apresentação: 6-Mai-2021
Data de publicação: 13-Out-2021
Referência: MENDES, Pedro Ferreira. Indicadores físicos e biológicos na recuperação de áreas degradadas: uma revisão da literatura. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A preocupação com a degradação ambiental tem aumentado recentemente nos últimos anos. Isso porque existe uma cultura social de que os recursos naturais são infinitos, e por isso a conscientização de preservação não era popular. No entanto, após o início da escassez de alguns recursos, a sociedade tem mudado a sua visão a respeito do meio ambiente, e tanto as pessoas quanto as empresas estão mais comprometidas com as questões de sustentabilidade. As questões de preservação e sustentabilidade relacionam-se com a ecologia aplicada, onde a principal preocupação é a administração dos processos de exploração dos recursos naturais a fim de promover a constância desses recursos naturais a disposição da sociedade a fim de contribuir para uma vida abundante e com responsabilidade ambiental. Esta pesquisa concentra-se em questionar: quais seriam os indicadores físicos e biológicos eficientes para se utilizar nos processos de recuperação de áreas degradadas? Nessa perspectiva, considera-se que a temática desta pesquisa é bastante relevante do ponto de vista ambiental, assim como social, uma vez que traz a campo discussões pertinentes a respeito dos meios de recuperação de áreas degradadas por meio do uso de indicadores físicos e biológicos que podem ser observadas pelas pessoas e pelas empresas que se utilizam de recursos naturais em seus processos de produção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.