Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28876
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuizaFernandesGomesMonteiro_tcc.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de metodologia para precificação de serviços de manutenção de árvores em área urbana
Outros títulos: Proposed methodology for precification of tree maintenance services in urban area
Autor(es): Monteiro, Luiza Fernandes Gomes
Orientador(es): Biali, Leonardo Job
Assunto: Arborização das cidades
Poda
Gestão ambiental
Prevenção de acidentes
Data de apresentação: 4-Mai-2021
Data de publicação: 13-Out-2021
Referência: MONTEIRO, Luiza Fernandes Gomes. Proposta de metodologia para precificação de serviços de manutenção de árvores em área urbana. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Tendo em vista o volume de manutenções arbóreas que uma cidade demanda, é necessário que órgãos públicos ou empresas que executam esses serviços utilizem um método padronizado para precificar tais intervenções em áreas urbanas. O presente trabalho apresenta uma proposta de metodologia para padronizar a precificação de serviços de manutenção arbórea urbana, fundamentada em uma combinação de códigos relativos às características inerentes ao indivíduo arbóreo e ao serviço de execução. A metodologia apresentada conta com a construção de um banco de dados robusto, o qual permite melhor gestão e planejamento da arborização urbana, incluindo informações sobre prevenção de quedas de árvores, escolha de espécies e locais mais adequados para plantio; atribuição do nível de dificuldade de execução de serviço e demonstrou ser de fácil adaptação aos interesses e objetivos do usuário.
Abstract: In view of the volume of tree maintenance that a city requires, it is necessary that public agencies or companies that perform these services use a standardized method to price such interventions in urban areas. The present work presents a proposed methodology to standardize the pricing of urban tree maintenance services, based on a combination of codes related to the characteristics inherent to the individual tree and inherent to the execution service. The methodology presented includes the construction of a robust database, which allows better management and planning of urban afforestation, including information on preventing tree falls, choosing species and more suitable places for planting; assignment of the level of difficulty of service execution and proved to be easy to adapt to the interests and objectives of the user.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.