Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28857
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AndreRodriguesCarlos_tcc.pdf994,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escritórios de advocacia no Distrito Federal : utilização de instrumentos contábeis gerenciais
Autor(es): Carlos, André Rodrigues
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Contabilidade gerencial
Escritórios de advocacia
Advogados
Tomada de decisão
Distrito Federal (DF)
Micro e pequenas empresas
Data de apresentação: 7-Dez-2020
Data de publicação: 8-Out-2021
Referência: CARLOS, André Rodrigues. Escritórios de advocacia no Distrito Federal: utilização de instrumentos contábeis gerenciais. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo busca identificar o quanto determinados instrumentos gerenciais são utilizados em tomadas de decisão pelos empresários do ramo de advocacia do Distrito Federal, identificar a importância que os mesmo atribuem a cada instrumento e identificar a oferta ou não desses instrumentos pelas empresas prestadoras de serviços contábeis contratadas de cada respondente. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário em uma amostra de 59 escritórios de advocacia de micro e pequeno porte. Os resultados obtidos mostram um alinhamento a estudos anteriores em micro e pequenas empresas (MPEs), que os instrumentos mais utilizados foram os controles operacionais, seguidos do planejamento tributário. Nos demais instrumentos notou-se baixa utilização. Apesar dos respondentes em sua totalidade possuírem ensino superior, não refletiu em uma atribuição maior de importância aos intrumentos, pois comparativamente a avaliação foi inferior aos estudos anteriores. Quanto ao fornecimento dos instrumentos por parte do contador, os artefatos mais ofertados foram os controles operacionais e o balancete de verificação mensal. No entanto a diferença entre a oferta desses mesmos instrumentos em uma pesquisa anterior sobre pequenas e médias empresas foi inferior.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.